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4903403 | O Impacto psicossocial e as Estratégias Relacionadas ao Cateterismo Vesical Intermitente no Indivíduo Portador de Bexiga Neurogênica. | Autores: Márcia Lorena de Sousa ; Gleice Moraes de Tarso |
Resumo: **Introdução:** A lesão medular é um grave problema que pode afetar o ser humano, dentre eles, está a bexiga neurogênica composta por modificações na dinâmica funcional de enchimento, esvaziamento e um aumento da pressão intravesical, tornando necessário a técnica do cateterismo intermitente para o esvaziamento vesical. Este estudo usou como suporte a teoria de Callista Roy, o qual descreve o ser humano em progressiva relação com as transformações ambientais. **Objetivos**: levantar aspectos relacionados ao impacto psicossocial do cateterismo vesical intermitente na vida dos portadores de bexiga neurogênica após lesão medular. **Metodologia:** estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram dez indivíduos, do sexo masculino, com idade entre 18 e 60 anos, que residiam em Brasília- DF e entorno, diagnóstico de bexiga neurogênica que realizavam a técnica de cateterismo vesical intermitente. **Resultados e Discussão: **no estudo os indivíduos apresentaram dificuldades relacionadas a realização do cateterismo vesical intermitente em ambientes públicos por falta de acessibilidade. O enfermeiro tem um papel essencial no cuidado a fim de diminuir dificuldades vivenciadas pós trauma. **Considerações Finais: **os resultados mostraram que o grupo estudado necessita de maior suporte relacionado as estruturas físicas e socioculturais.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção às pessoas com Lesão Medular. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
______. Sociedade de Urologia. Cateterismo Vesical intermitente. Sociedade Brasileira de Urologia, 2016.
Corrêa LS, Neto DL, Rodriguez EOL. Qualidade de vida de pessoas com lesão medular traumática. Cogitare Enferm, Manaus, v. 20(4), p. 695-700, 2015.
Roy C, Andrews HA. Teoria da Enfermagem: o modelo de adaptação de Roy. Lisboa: Instituto Piaget, 1981. |