E-Pôster
4902629 | A ENFERMAGEM VAI À FEIRA | Autores: Rosani Ramos Machado ; Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann ; Lara Vandresen ; Thayse Aparecida Palhano de Melo ; Felipa Rafaela Amadigi |
Resumo: **Eixo 2** – Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde
**A enfermagem vai à feira**
Rosani Ramos Machado[1]
Lara Vandresen[2]
Thayse Palhano de Melo[3]
Felipa Rafaela Amadigi [4]
Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann[5]
Rosane Gonçalves Nitschke[6]
**Descritores:** Educação em Saúde. Cultura. Enfermagem.
A Educação é uma dimensão do processo de cuidar da enfermagem. Nesta dimensão,
o trabalho de Enfermagem, como integrante do trabalho coletivo em saúde, deve
compartilhar da perspectiva de saúde como qualidade de vida. **Objetivo:**
relatar a experiência da elaboração e aplicação de um projeto educativo na
comunidade, vinculado a uma disciplina[7] da Enfermagem que possui como
competência foco reconhecer o componente educativo como parte inerente do
cuidado de enfermagem. **Método:** A atividade se desenvolveu em três partes:
a construção, aplicação e relato do projeto educativo fundamentado pelos
pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire. As aulas teórico-práticas
aconteceram no bairro Córrego Grande em Florianópolis. Os alunos fizeram idas
e vindas à comunidade e a sala de aula com vistas à busca de informações e
fundamentação teórica para seus projetos. O projeto foi apresentado em sala de
aula e avaliado por seus pares e professores e aplicado na comunidade. Após
foi apresentado um relatório da ação desenvolvida em sala de aula. Esta ação
educativa ocorreu em uma feira de frutas e verduras que ocorre semanalmente no
pátio anexo à Unidade de Saúde do bairro. Os alunos em parceria com a equipe
da Unidade de Saúde e os feirantes organizaram uma tenda onde desenvolveram
atividades em relação a hábitos saudáveis para alimentação. Elaboraram
alimentos com ingredientes doados pelos feirantes e custeados também pelos
alunos; folders com as respectivas receitas, e durante a feira, conversaram
com os frequentadores, oferecendo alimentos preparados por eles e orientações
sobre educação em saúde, principalmente em relação à diminuição do uso do sal
e do açúcar. **Conclusão: **a integração universidade-comunidade possibilita a
imersão em cenários reais e contribui para fortalecer a relação da Unidade
Básica de Saúde com a comunidade.
**Referência:**
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) ISBN 85-219-0243-3.
* * *
[1] Professora da disciplina na área de abrangência.
[2] Estagiária de docência do doutorado/UFSC, 2017.
[3] Estagiária de docência do doutorado/UFSC, 2018.
[4] Professora da disciplina.
[5] Professora da disciplina.
[6] Professora da disciplina.
[7] Processo de Viver Humano II: as práticas de saúde/Graduação em
Enfermagem/UFSC
Referências: Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) ISBN 85-219-0243-3. |