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4899687 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA | Autores: Daniela Tavares Camera ; Fabricia Cristina Ferreira ; João Vitor Rosa Ribeiro ; Carlos Vinicius Oliveira Nascimento ; Valkiria da Silva Gomes Valério |
Resumo: **Introdução: **A falta de conhecimento de pessoas leigas está associada ao aumento a cada ano do número de óbitos causados pela parada cardiorrespiratória. **Objetivo: **Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde realizada junto a acadêmicos de enfermagem de uma faculdade privada. **Metodologia: **Relato de experiência de um grupo de estudos compostos por alunos da graduação de enfermagem sobre a elaboração e construção de uma ação de educação em saúde, realizada em maio de 2018 junto aos alunos do primeiro ano do curso. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Políticas Públicas teve como principal objetivo promover a interação dos conhecimentos adquiridos na disciplina e a reprodução destes para outra turma de alunos do mesmo curso. **Discussão: **A ação teve duração de uma hora, e foram abordadas as temáticas: sincopes e crises convulsivas, além do treinamento prático da manobra de Heimlich e massagem cardíaca. As orientações foram voltadas para sensibilizar e ensinar o futuro enfermeiro sobre a importância de treinamentos para pessoas leigas, especificamente voltados para profissionais que atuam em creches e escolas. **Conclusão: **Os alunos participantes do primeiro ano de enfermagem da Faculdade Santa Maria da Glória, ficaram aptos a orientar profissionais da educação diante de situações de emergência e urgência na escola.
Referências: 1.MICHAEL, F. Rotondo, et al. Advanced Trauma Life Support (ATLS): Suporte Avançado de Vida no Trauma. 9. Edição. Chicago, IL. Editora: Copyright. 2012.
2.PAVELQUEIRES, S. et al. Manobras Avançada de Suporte ao Trauma e Emergências Cardiovasculares. 6. Ed. Marília-São Paulo: Manual do curso MAST, 2006 |