Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4847976

E-Pôster


4847976

O “PROJETO VIVÊNCIAS” NA CENTRAL DE MATERIAIS ESTERILIZADOS: Relato de experiência.

Autores:
Fábio Manoel Gomes da Silva ; Renata Glaucia Barros da Silva Lopes ; Flávia Vyviane Barros Moraes ; Vanessa Kelly Cardoso Estumano ; Nathalie Porfino Mendes

Resumo:
Introdução: A Central de Materiais Esterilizados (CME), atualmente é um setor essencial no funcionamento de uma instituição de saúde, pois é através deste setor que será entregue todo material que necessite de processamento para utilização na assistência, seguindo uma sequência padronizada para não ocorrer interrupções do serviço(1). Objetivos: Relatar a experiência do acadêmico de enfermagem no processo gerencial da CME. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, do projeto “Vivências”, da Universidade da Amazônia, na cidade de Belém-Pará, onde acadêmicos de enfermagem tiveram a oportunidade de participar de atividades técnicas referentes ao fluxograma deste setor. Resultados: O “feed back” desta atividade acadêmica foi positiva, pois extirpou a ideia de que a CME não é considerado um setor de baixa relevância na visão de outros profissionais Houve a preocupação de entender o processo de desinfecção de alto nível de um material contaminado através do produto enzimático(2). A enfermagem se faz presente em toda a assistência oferecida a uma pessoa enferma(3). Conclusão: Concluiu-se que através de projetos como “Vivências”, o acadêmico de enfermagem pode perceber a importância de como gerenciar de forma ética e com responsabilidade este setor. Implicações para a enfermagem: Projetos acadêmicos proporciona o contato prévio do ambiente profissional ao estudante de enfermagem.


Referências:
1- Hoyashi CMT, Rodrigues DCGA, Oliveira MFA. Central de material e esterilização na formação do Enfermeiro: proposta de um Manual de Práticas. Rev Práxis. 2015;14:35-45. 2- Graziano KU, Pereira MEA, Koda E. Proposta metodológica para a validação da eficácia de desinfecção de processadora automática de endoscópios flexíveis. Rev Latino-Am Enferm. 2016;24:1-9. 3- Schmitt MD, Binda PN, Rech KCJ, Ascari RC. Normas técnicas para o processo de esterilização de materiais em unidades de saúde: uma proposta da enfermagem. Rev Cul Cuid. 2015;43:1-15.