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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4744980

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4744980

Relato de experiência na monitoria de histologia com a elaboração de atlas didático

Autores:
Patricia Daiane Zanini ; Bruna Chiossi Presoto ; Renata Mendonça Rodrigues

Resumo:
Introdução: a monitoria é uma atividade de auxílio ao discente no processo ensino-aprendizagem. Os monitores auxiliam os acadêmicos que estão cursando a disciplina, por meio de revisão do conteúdo teórico e prático. No mundo atual, a era da tecnologia vem possibilitando novas perspectivas para obtenção de conhecimento. Os acadêmicos pertencem a esta geração tecnológica, com facilidade ao acesso a informações em velocidades maiores. Esta realidade gera algumas alterações nas estratégias de ensino¹. Objetivos: descrever as atividades de monitoria da disciplina de histologia do curso de graduação em Enfermagem da UDESC e a elaboração de atlas digital didático. Método: as aulas da disciplina são teóricas e práticas, duas monitoras realizaram as atividades e por meio disso foi desenvolvido, um atlas digital, construído por meio de fotos das lâminas histológicas disponíveis no laboratório. As imagens histológicas receberam legendas e identificações dos tipos de tecidos e qual órgão foi fotografado. Resultados: A partir da utilização do atlas, percebeu-se que as monitorias ficaram mais dinâmicas, os acadêmicos ficaram mais participativos, pois estavam visualizando as células e sua organização na constituição dos tecidos. Os acadêmicos apontavam os locais na imagem e identificavam os tecidos com mais segurança. Conclusão: diante das monitorias ministradas e a construção do atlas é notável uma melhora significativa nos resultados das avaliações, os acadêmicos estabeleceram maior contato com atividades didáticas. Acredita-se que, a utilização de estratégias mais tecnológicas tenha estimulado os acadêmicos a ter acesso facilitado as imagens das lâminas histológicas.


Referências:
PEIXOTO, A. G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico Científico Outras Palavras, v. 12, n. 2, 2016. p.35-50