Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4685030

E-Pôster


4685030

AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Ana Paula Correia Marques ; Selma Cerqueira Rocha de Souza ; Caroline Matos Soares da Silva ; Vanessa Vieira Hornink ; Geraldo Mota de Carvalho

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A saúde ocular é fundamental, pois a visão é importante sentido no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento global e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança quando existem déficits de acuidade visual. A precoce detecção da diminuição da acuidade visual, permite precoces e efetivos tratamentos, e estimulação visual precoce que permitir que a criança tenha uma integração maior e melhor com o meio. **OBJETIVOS:** 1) Avaliar a condição de saúde ocular de crianças e adolescentes; 2) Realizar educação em saúde ocular; 3) Realizar encaminhamentos. **MÉTODO:** As ações foram realizadas no primeiro semestre de 2018 em Escola Municipal de Ensino Fundamental da região central de São Paulo. Foi utilizado instrumento composto por: queixas, aplicação do teste de Snellen, avaliação do olho. A ação de educação em saúde ocular foi desenvolvida em sala de aula (coletiva), após a orientação com álbum seriado foi entregue a cada criança um folder informativo para que lessem e levassem para seus pais. **RESULTADOS: **Foram avaliadas 242 crianças e adolescentes, das quais 117 (48,35%) apresentaram acuidade visual diminuídas. O processo educativo suscitou interesse e participação das crianças e adolescentes, mas evidenciaram muitos mitos relacionados aos cuidados gerais com os olhos, bem como as principais patologias relacionadas. O principal déficit de informação esta relacionado às infecções oculares. Os professores aderiram à proposta educativa e usaram as informações do álbum seriado e folder dando continuidade ao processo educativo em suas respectivas disciplinas. Após a aplicação do teste de Snellen e classificação da acuidade visual em normal/adequada ou diminuída as crianças receberam encaminhamento para oftalmologista. **CONCLUSÕES: **O trabalho desenvolvido se propõe a ser estratégico e pode e deve ser reproduzido em outras instituições de educação, visto que a saúde ocular é fundamental para o pleno desenvolvimento no ambiente escolar.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na infância: detecção e intervenção precoce para prevenção de deficiências visuais/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Departamento de Atenção Especializada. - 2.ed.- Brasília: Ministério da Saúde , 2016. 44p: il. 2. Toledo CC, Paiva APG, Camilo GB, Maior MRS, ICG Leite, MR Guerra. Detecção precoce de deficiência visual e sua relação com o rendimento escolar realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. MG. Ver Assoc Med Bras 2010;56(4): 415-9.