E-Pôster
4647190 | Prosa em Roda: espaço de escuta, palavra e vínculo | Autores: Waldecy Lopes Junior ; Guilherme Batista Marinho ; Crislaine Luisa Araújo ; Poliana Pereira Vicente |
Resumo: Prosa em roda é um projeto de Extensão baseado na metodologia da Terapia
Comunitária Integrativa (TCI). A TCI integra, desde 2008, a Política Nacional
de Práticas Integrativas e Complementares, na Atenção Básica, do Ministério da
Saúde. Com respeito, acolhimento e inclusão, a Prosa em roda possibilita que
os participantes compartilhem as angústias e ansiedades do cotidiano,
constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo1. A TCI teve início
na Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais (UNIFAL-MG) em meados de
2016. Atualmente é denominado Prosa em Roda, nome mais informal, com o intuito
de atrair maior número de estudantes. Os encontros ocorrem durante o período
letivo, semanalmente. A duração das rodas é de, no máximo, duas horas, na
mesma sala. Não é necessária inscrição prévia e a cada participação o
estudante recebe duas horas de atividade complementar. A divulgação é feita
pelas mídias de comunicação social da UNIFAL-MG. Até maio de 2018 foram
beneficiados cerca de 350 estudantes de graduação. Os temas mais frequentes
das rodas foram: pressão na vida universitária, sentimentos de incapacidade e
baixa autoestima, conflitos nas relações interpessoais, ansiedade, auto
cobrança, preocupação com familiares e pessoas próximas, saudades da família,
impotência, decepções e sobrecarga de atividades. As formas de enfrentamento
mais utilizadas foram: buscar apoio na fé espiritual, estabelecimento de
vínculos e boas relações interpessoais, investir tempo para pensar e se
conhecer, contar com pessoas próximas e valorizar aspectos positivos da vida.
Observamos que o projeto possibilita aos participantes o desenvolvimento de
uma nova consciência social sobre a origem e implicações do sofrimento humano.
E, em meio às dificuldades diversas, descobrem suas potencialidades e
capacidades transformadoras.
Referências: 1- Barreto A.P. Terapia Comunitária passo a passo. Fortaleza-CE: Gráfica LCR, 2010.
2- Panúncio-Pinto M.P.; Colares M.F.A. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, Ribeirão Preto, 48(3): 273-81, 2015. |