Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4588410


4588410

O CURSO DE ENFERMAGEM DA FURB E O PET-SAÚDE/GRADUASUS: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE.

Autores:
Luana Raimundo ; Carmem Liliam Brum Marques Baptista ; Claudia Regina Duarte Lima da Silva

Resumo:
O Ministério da Saúde, a partir de 2010, constituiu grupos de aprendizagem tutorial no Sistema Único de Saúde – SUS. ¹ O presente relato apresenta as mudanças paradigmáticas no currículo de Enfermagem a partir da inserção dos acadêmicos nas comunidades de práticas realizadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade de Blumenau com a Secretaria de Promoção da Saúde. Tem-se como objetivo promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades no SUS. Desenvolveu-se as atividades com ênfase no fortalecimento da tríade ensino-serviço-comunidade. Primeiro, reconheceu-se as demandas das unidades de saúde, elaborando juntamente com a equipe e usuários as propostas de ações a serem desenvolvidas. Após, acadêmicos e profissionais passaram a atender as necessidades encontradas. Tem-se como principais resultados: integração entre diferentes fases e com outros cursos da saúde: Medicina, Nutrição, Psicologia, entre outros; Inserção de 32 alunos do estágio curricular de Atenção Básica, em 6 unidades de Atenção Primária; Inserção de 32 acadêmicos na Policlínica Universitária; Projeto “Diabetes cinco estrelas” e “Restritos ao Lar”, também executados na Atenção Primária; Apresentações de relatos de experiência em eventos regionais, nacionais e internacionais; Realização de oficinas para professores, preceptores e alunos. Considera-se que o programa estimulou a criatividade, desenvolveu autonomia dos acadêmicos, fortaleceu a inserção precoce de acadêmicos na atenção básica, beneficiando também profissionais e comunidade.


Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PET-Saúde. Disponível em: . Acesso em: 27 ago 2018.