E-Pôster
4567782 | O USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS POR ADOLESCENTES DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE | Autores: Daniela Tavares Camera ; Géssica Tuani Teixeira ; Anderson Kalinoski ; Thaisa Borges França ; Marcela Gonçalves Trevisan |
Resumo: **Introdução:** Drogas são substâncias que podem causar dependência e ao entrarem em contato com o organismo modificam os processos bioquímicos e resultam em alterações fisiológicas e comportamentais como, prejuízos sociais, psíquicos e biológicos1**. Objetivo:** Identificar a frequência do uso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes do ensino médio de um município paranaense. **Metodologia:** Pesquisa descritiva de campo, de abordagem quantitativa, desenvolvida em escolas públicas de ensino médio de um município do Sudoeste do Paraná. Para coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, validado e adaptado pelos autores, com as seguintes variáveis: sexo, idade, se já fumou cigarros, se já consumiu bebida alcoólica, motivos que levam a pessoa a beber, e se já usou outras drogas. A análise estatística descritiva foi realizada pelo programa estatístico SPSS 25.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o protocolo 2.596.383. **Resultados: **Participaram da pesquisa 348 alunos, do período de maio a julho de 2018. Observou-se que 64,7% eram do sexo feminino e 35,3% do sexo masculino. A idade variou de 14 a 18 anos. Quanto ao consumo de cigarro, 19,8% já fumou pelo menos um cigarro. Cerca de 81,6% consumiu bebida alcoólica, sendo que os principais motivos foram: o álcool faz com que se sinta mais alegre, animado e simpático com 24,4%, o álcool faz esquecer as coisas ruins e tudo fica melhor com 16,4% e 39,9% por outros motivos.No que se refere ao consumo de outras drogas, destacou-se a maconha com 12,1% e sequencialmente o uso de outras drogas (crack, ecstasy, cocaína e etc.) com valor de 6,3%. **Conclusão: **Após conhecer o contexto dos adolescentes, conclui-se que, os serviços de atenção básica têm importante papel na promoção e prevenção por intermédio de ações de educação em saúde nas escolas com abordagem interdisciplinar, em consonância ao apoio do núcleo familiar.
Referências: 1.Santos MB, Costa CLNA. O uso de drogas na adolescência. Cad. de Graduação Ciências Humanas e Sociais [internet] 2013 out [acesso em 2018 ago10];1(17):143-150.Disponível em:
https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/952/516 |