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4479397 | CONTRIBUIÇÕES DA LOGOTEORIA E A FORMAÇÃO PARA UM CUIDADO INTEGRAL: OPINIÃO DOS DISCENTES | Autores: Anna Rebeka Oliveira Ferreira |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **A população passou por transformações nas formas de viver e adoecer, necessitando uma assistência que atenda às necessidades da população integralmente. O conceito de integralidade é imprescindível para a formação do profissional humanizado¹ e conhecer modelos pedagógicos que contemple teorias com abordagem integral do homem como a Logoteoria, pode ser um recurso para o atendimento integral da população. **OBJETIVOS:** Analisar as contribuições da Logoteoria, na formação para o cuidado integral. **MÉTODO:** Estudo qualitativo, realizado com vinte e cinco graduandos. Para a coleta de dados foram realizados quatro Grupos Focais e posterior análise de conteúdo de acordo com Bardin. Comitê de Ética: 2.725.802. **RESULTADOS: **Encontramos trinta e sete Unidades Significados, agrupadas em doze Categorias Temáticas que formaram cinco Unidades Temáticas: Reconhecimento da essência da vida; Compromisso com a vida; Reconhecimento da profissão; Enfrentamento e Impacto na assistência. Após à análise, identificamos que os discentes passaram a refletir sobre a essência do cuidado integral, a importância de se tornarem profissionais com ética e valores e buscar o seu melhor desenvolvimento para um cuidado qualificado. **CONCLUSÃO: **A Logoteoria contribui para a formação humana do enfermeiro, pois permite a reflexão individual e a vivência real do cuidado humanizado, possibilitando sair do discurso para reflexão sobre o sentido da vida e da profissão. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A busca de referenciais teóricos que contribuem para uma formação humana é fundamental para que o cuidado seja realizado de forma integral e atenda as reais necessidades da população.
Referências: 1. Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva R MO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas, Texto contexto - enferm. [Internet]. 2010 Mar [cited 2018 Feb 14]; 19(1):176-184. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n2/pt0034-7167-reben-71-02-0236.pdf. |