Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4428142

E-Pôster


4428142

DESENVOLVENDO RACIOCÍNIO CLÍNICO NA APLICAÇÃO DA SAE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores:
Karla Pickler Cunha ; Andressa Américo Valvassori ; Lucas Corrêa Preis ; Kelli Pazeto Della Giustina ; Greice Lessa

Resumo:
**Introdução:** A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é compreendida como um modo de pensar a prática assistencial da ciência da enfermagem. Tornou-se uma ferramenta reconhecida e qualificadora do cuidado de enfermagem, contribuindo para seu protagonismo e legalmente defendida como mecanismo primordial de organização do trabalho profissional1. **Objetivos:** Relatar a experiência de enfermeiros docentes na articulação de teoria e prática para o desenvolvimento de raciocínio clínico em estudantes de enfermagem. **Metodologia:** Trata-se de estudo do tipo relato de experiência que visa apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas durante as atividades práticas de acadêmicos de enfermagem em UTI. **Resultados:** Primeiramente os alunos são estimulados a reconhecerem a equipe do respectivo setor, suas regras e rotinas. Após conhecimento inicial do setor, em comum acordo com o professor supervisor definem um paciente para cada aluno participante da atividade prática que será acompanhado de forma intensiva dia-a-dia, executando-se diariamente o processo de enfermagem. Após o levantamento dos dados e das condições clínicas dos pacientes, os alunos são direcionados a realizarem o levantamento dos problemas e das intervenções necessárias para a execução de uma assistência integral e resolutiva, de acordo com as taxonomias NANDA, NOC e NIC. **Conclusões:** O desenvolvimento do raciocínio clínico através da execução prática da SAE em cenário de cuidados reais e intensivos contribui de forma substancial para o processo ensino-aprendizagem. **Contribuições e/ou implicações para a Enfermagem:** Estabelecer um plano de cuidados eficiente requer o reconhecimento efetivo dos estressores.


Referências:
Salvador PTCO, Santos VEP, Barros AG, Alves KYA, Lima KYN. Ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2015 [acesso em 23 mar 2018];19(4):557-62.