E-Pôster
4415932 | Percepção do Acadêmico de Enfermagem na Participação de um Projeto de Extensão | Autores: Heloisa Gomes de Farias ; Larissa Silva Bergantini ; Beatris Moraes Benfica ; Francieli Silva de Oliveira Trombelli ; Julia Rosa Matias Ciccheto |
Resumo: **Introdução:** A inserção do estudante universitário em um projeto de extensão é um dos caminhos para auxiliar na formação acadêmica, no qual integra teoria e prática possibilitando troca de saberes¹, permitindo a construção de novos conhecimentos². No Curso de Enfermagem, a extensão favorece o desenvolvimento da habilidade prática, tendo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Utiliza metodologias que potencializam a formação, atuando em diferentes níveis de atenção à saúde³. **Objetivo:** Relatar a importância dos projetos de extensão para o desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos de enfermagem. **Metodologia:** Estudo descritivo e participativo, centrado na vivência dos acadêmicos de enfermagem do projeto de extensão do Banco de Leite Humano (BLH) no Hospital Universitário de Maringá (HUM), no ano de 2018. O projeto ocorre às sextas-feiras, no período vespertino, por meio da realização de atendimentos clínicos à comunidade externa e orientações às puérperas internadas no alojamento conjunto da unidade de internamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) do HUM, examinando as mamas, instruindo-as quanto ao manejo da lactação, sanando dúvidas a respeito do aleitamento materno (AM) e doação de leite ao BLH. **Resultados:** A participação no Projeto de Extensão permite atuar nos atendimentos clínicos à comunidade externa e realizar orientações teóricas e práticas sobre amamentação, na GO, possibilitando aplicar os conhecimentos científicos da graduação na prática do cuidado de enfermagem; desenvolvendo habilidades e competências de comunicação, empatia, criticidade e humanização. **Contribuições para a enfermagem: **Conhecer as atividades realizadas em um Projeto de Extensão e a importância destes para o desenvolvimento de um profissional de enfermagem empático, crítico, reflexivo e engajado nas políticas públicas de promoção à saúde. **Conclusão:** O Projeto de Extensão possibilita ao discente de enfermagem o contato direto com a comunidade externa e com a realidade hospitalar, contribuindo para o desenvolvimento de atividades de promoção do AM à saúde e prevenção de morbi-mortalldade infantil.
Referências: 1. MOURA, L.F.A.; PIAULINO, R.J.B.; ARAÚJO, I.F.; MOURA, M.S.; LIMA, C.C.B.; EVANGELISTA, L.M., et al. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação do profissional de egressos de uma universidade pública. Rev Odontol UNESP. 2012; 41(6):348-52.
2. DIVINO, A.E.A.; OLIVEIRA, C.E.L.; COSTA, C.A.C.; SOUZA NETA, H.R.; CAMPOS, L.S.; MENEZES, R.M.J., et al. A extensão universitária quebrando barreiras. CGHS. 2013; 1(16):135-40.
3. FREITAS, T.P.P.; ZANON, B.P.; MEIRELLES, F.S.C.; WEILLER, T.H., et al. Contribuições da Extensão Universitária na Formação de Acadêmicos de Enfermagem. Rev Enferm UFSM. 2016 Jul/Set.;6(3): 307-316. |