Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4405035

E-Pôster


4405035

A CRIANÇA HOSPITALIZADA E OS ENFERMEIROS DA ALEGRIA: a percepção dos acadêmicos

Autores:
Albimara Hey ; Graciela Cabreira Gehlen ; Aline Cardoso

Resumo:
Introdução: Para as crianças, o processo se hospitalização consiste um dos principais fatores contributivos para o aumento da ansiedade, que decorre, principalmente do afastamento da família, dos amigos e da escola, prejudicando o convívio social e influenciando diretamente no processo de recuperação (1). Neste contexto, o cuidado à criança se mostra desafiante e requer dos profissionais, permanente avaliação, tanto nos aspectos fisiológicos, quanto subjetivos da criança. É imprescindível a adoção de estratégias facilitadoras da adaptação da criança à hospitalização, assim, o brincar, constitui-se uma estratégia de cuidado. Objetivo: Este estudo objetivou conhecer a percepção dos acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento do projeto de extensão Enfermeiros da Alegria. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida com acadêmicos de enfermagem que participaram do projeto. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e novembro de 2016, através de entrevista não-diretiva em grupo, seguindo da análise de conteúdo. Resultados: Para responder aos objetivos do estudo emergiram duas categorias: A percepção dos acadêmicos em relação ao projeto Enfermeiros da Alegria e As potencialidades do projeto para a formação, na perspectiva da integralidade da assistência à criança. Conclusão: Na percepção dos acadêmicos, o brincar desperta a alegria e possibilita o estabelecimento de relações acolhedoras. As atividades não apenas apresentam potencialidade de aproximar e ampliar a relação entre os acadêmicos e os cenários de assistência à criança, mas, sobretudo, tornar o processo de hospitalização menos desgastante, produzindo relações de reciprocidade, diálogo, interação e alegria. A enfermagem necessita resignificar o modo de desenvolver o cuidado à criança, favorecendo a humanização no processo do cuidar.


Referências:
SILVA, M. A importância do brincar para crianças hospitalizada e a brinquedoteca como espaço de humanização. Rev. Cient. Fasete, pg.165-178, 2017.