4379588 | AÇÕES EDUCATIVAS E SEU IMPACTO QUANDO REALIZADAS ANTES DO EXAME GINECOLÓGICO | Autores: Luiz Cassimiro de Araújo Júnior ; Fernanda Flania Soares Maia ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas ; Ana Valeska Perdigão Barros ; Antônio Gean de Lima |
Resumo: **Introdução**: A detecção precoce a partir de exames preventivos ginecológico tem se firmado um importante instrumento na diminuição de indicadores de morbimortalidade do câncer do colo uterino. A falta de informações prestadas pelos profissionais aos seus clientes sobre o exame, tem se concretizado uma das principais implicações para a realização do exame do Papanicolaou pelas mulheres. Baseada no saber científico e associada ao conhecimento popular, a educação em saúde possui o poder de transformar o conhecimento da população sendo um importante instrumento a ser utilizado para promover a compreensão e maior adesão dessa população ao exame preventivo¹. **Objetivo**: Relatar a importância da educação em saúde antes da realização do exame preventivo Papanicolaou. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência, ocorrido no primeiro semestre de 2018, com acadêmicos de enfermagem, que desenvolveram atendimentos ginecológicos de prevenção em uma Unidade Atenção Primária à Saúde - UAPS, localizada em Fortaleza/ce. **Resultados: **Foram desenvolvidas 24 rodas de conversa antes de cada consulta ginecológica, apresentando o processo através dos materiais a serem usados. A realização da educação em saúde, se mostrou uma ferramenta significativa para o processo de cuidado do enfermeiro, principalmente no tocante ao exame ginecológico, onde a confiança e interação do profissional-usuário é fundamental para o sucesso exame. **Conclusão: **A realização da educação em saúde pelo enfermeiro antes da consulta ginecológica, potencializa o cuidado, pois favorece um diálogo horizontal e fortalece o autocuidado. **Implicações para a Enfermagem: **Essas condutas fortalecem a profissão e o reconhecimento da atuação do enfermeiro frente às necessidades da comunidade.
Referências: 1. Souza KR et all. Educação popular como instrumento participativo para a prevenção do câncer ginecológico: percepção de mulheres. Rev. cuidarte. 2015; 6(1):893-899. |