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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 4278247

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4278247

CONVERSANDO SOBRE DIABETES MELLITUS: VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM SALA DE ESPERA

Autores:
Vanessa Tomazetti ; Jessica Morais da Silva Paim ; Keity Laís Siepmann Soccol

Resumo:
INTRODUÇÃO: Atividades que são desenvolvidas por meio de orientações em grupos são consideradas mais eficientes e proveitosas quando expostas de maneira geral e problematizadora1. Discutir sobre sobre diabetes mellitus (DM) em sala de espera torna-se uma atividade de educação em saúde importante para compreender o que  as pessoas pensam acerca dessa patologia. OBJETIVO: relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem ao abordar sobre a DM em uma sala de espera. METODOLOGIA: o relato foi desenvolvido por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Franciscana, por meio de uma roda de conversa com usuários que estavam na sala de espera de uma Estratégia de Saúde da Família. RESULTADOS: os usuários possuem informações insuficientes acerca da DM, não sabem os sintomas e as consequências que a doença pode causar à sua saúde. Também não sabem identificar quais os alimentos que devem ser consumidos com moderação, somente eliminam aqueles que contém açúcar em sua composição. Além disto, é comum abandonarem o uso de medicamentos após a taxa de glicemia normalizar. CONCLUSÕES: os usuários têm pouco conhecimento do que é DM, do que essa pode causar e das ações que proporcionem uma melhoria na sua qualidade de vida. Nesse sentido, torna-se importante ampliar o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: os profissionais necessitam investir mais na troca de saberes e no compartilhamento de experiências com os usuários nos serviços de saúde.


Referências:
1.Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica– Brasília: Ministério da Saúde, 2013.