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4272306 | A importância do ensino da educação popular em saúde no âmbito da graduação de enfermagem. | Autores: Andressa Kachel Chemim ; Camila Dota de Ramos ; Rafaely Honorio Soares |
Resumo: Introdução: a educação Popular em Saúde é um método de educação que valoriza
os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos
saberes(1). A enfermagem se insere nessa perspectiva, pois possui atuação
marcante nas práticas educativas de saúde e no ensino popular, com isso,
entende-se que os profissionais necessitam de uma formação que aborde esse
tipo de educação para que as orientações sejam acessíveis e adequadas para
atingir diretamente a população, levando a uma melhora da qualidade de
vida(2). Objetivos: compreender a importância do ensino da educação popular no
âmbito da graduação de enfermagem no Brasil por meio de evidência científica.
Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, baseada nas seis etapas
propostas por Ganong(3), os critérios de inclusão para seleção da amostra
foram: estudos que avaliaram a educação popular na graduação de enfermagem no
Brasil, publicados a partir de 2010, disponíveis na íntegra e gratuitamente,
em português, espanhol ou inglês. As bases de dados utilizadas foram:
MEDLINE/PUBMED, LILACS/BIREME, SCIELO, BVS e busca manual. Resultados: a busca
resultou em cinco estudos que atendiam os critérios de inclusão. Estes mostram
que os alunos confundem o conceito de educação popular com educação em saúde e
que a maioria não possui ciência sobre o tema. Além disso, muitas instituições
não abordam a educação em saúde, sendo poucas que possuem disciplinas e aulas
práticas acerca do tema. Conclusão: percebe-se a importância da educação
popular na saúde, havendo a necessidade de mais estudos sobre o tema e
mudanças em grades curriculares que possibilitem que os alunos tenham acesso
ao assunto, melhorando a formação acadêmica.
Referências: 1.Vasconcelos EM. Educação popular e a atenção à saúde da família. In: Educação popular e a atenção à saúde da família. Hucitec.2006: 28-34.
2.Budó MLD, Saupe R. Conhecimentos populares e educação em saúde na formação do enfermeiro. Rev Brasileira de Enfermagem.2004;57(2):165-169.
3.Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Research in nursing & health. 1987;10(1):1-11. |