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4249858 | RELAÇÕES FAMILIARES COM ESCOLARES ADOLESCENTES: reflexões sobre os cuidados com a saúde social e emocional | Autores: Adilson Barcelos Favero ; Diego Barcelos Ambrós ; Dielli Arend Teixeira ; Carolina Silva Cunha ; Sandra Suzana Stankowski |
Resumo: **Introdução**: A adolescência, não é somente uma mudança comportamental, é reflexo de um conjunto de vivências culturais e fatores biológicos, sendo influenciados pela forma que vivem, onde as relações familiares desses indivíduos influenciam consideravelmente nesta fase da vida. **Objetivo: **Discutir sobre saúde social e emocional nas relações familiares com adolescentes. **Metodologia**: Realizado um estudo quantitativo e qualitativo acerca de atividades desenvolvidas em uma escola de ensino público com grupos de adolescentes do ensino fundamental, constituído por 22 meninas e 28 meninos, abrangendo idades entre 13 e 17 anos, onde foi abordando como tema as relações familiares. Comitê de ética número 2.290.372. **Resultados e discussões**: Através de debates com os adolescentes foi realizado uma análise dos dados, onde foi diagnosticado a terminologia de relações familiares como sendo uma das mais importantes estruturas durante o processo do adolescer. **Conclusão**: Foi possível reavaliar conceitos junto com os adolescentes e ampliar conhecimentos nas falas de cada um, bem como instigá-los para novas perspectivas de vida. **Implicações para a enfermagem**: O saber do enfermeiro em aplicar didáticas diferenciadas em grupos de adolescentes é um processo vasto de aprendizagem para ambas as partes, pois assim podemos identificar onde se encontram as vulnerabilidades de cada um dos adolescentes, que normalmente passam por esta fase desassistidos.
Referências: Gallahue DL; Compreendendo o desenvolvimento motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7° edição – dado eletrônicos, Porto Alegre, Ed. AMHG, 2013.
Barreto MJ. Rabelo AA. A família e o papel desafiador dos pais de adolescentes na contemporaneidade. Pensando Famílias, vol.19 no.2 Porto Alegre dez. 2015 |