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4245907 | O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE CUIDAR BASEADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE | Autores: Jhonatan Tyson Barros Azevedo ; Elivan da Silva Alencar ; Felipe Ferreira Mendes da Silva ; Daizy Abreu Soares ; Deyze Abreu Soares |
Resumo: **O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE CUIDAR BASEADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE**
**INTRODUÇÃO:** O Arco de Maguerez é uma das estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da Problematização, que leva o aluno a desenvolver autonomia intelectual, visando o pensamento crítico e criativo1. **OBJETIVO:** Relatar as experiências no uso do Arco de Maguerez como metodologia de ensino-aprendizagem do processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde. **METODOLOGIA:** Trata-se de atividades acadêmicas vivenciadas por graduandos do 1º ao 6º semestre nos componentes curriculares do curso de Enfermagem da UFMA/PINHEIRO com foco para o ensino-aprendizagem do processo de cuidar com a utilização do Arco de Maguerez. **RESULTADOS:** Nesse período, norteados pelo método do Arco, identificamos necessidades de saúde e de cuidado, realizamos diagnósticos situacionais e fizemos análises das situações que emergiam da realidade, que nos instigou a relacionar e correlacionar processo de cuidar, políticas públicas e necessidades. **CONCLUSÃO:** Conclui-se que o Arco de Maguerez, ao possibilitar a imersão na realidade, leva-nos a identificar as necessidades de saúde e de cuidado dos usuários, a considerar a estruturação das políticas de saúde para um processo de cuidar efetivo. **IMPLICAÇÕES À ENFERMAGEM:** As experiências apontam que o uso do Arco de Maguerez, durante a graduação, tem contribuído para o ensino-aprendizagem do processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde dos usuários e na estruturação das políticas de saúde. **DESCRITORES: **Enfermagem. Ensino. Aprendizagem. **REFERÊNCIAS: **1- Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado 2018 agosto 03]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.
Referências: 1- Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev; [citado 2018 agosto 03]; 2(2): [aprox.16 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. |