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4178966 | PERCEPÇÕES E ATITUDES DE IDOSOS EM RELAÇÃO À INSULINOTERAPIA | Autores: Pamela dos Reis ; Evelin Matilde Arcain Nass ; Luana Cristina Bellini |
Resumo: **Introdução**: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença antiga que, apesar de possuir uma fisiopatologia estabelecida, continua sendo uma epidemia global1. Sabe-se que a correta adesão à terapêutica contribui para o controle clínico com melhora dos sintomas e retardo das complicações, porém este ainda é um desafio1,2. **Objetivo**: Investigar a percepção de pessoas com DM sobre sua adesão ao uso de Insulina. **Método**: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município do sul do Brasil, junto a 16 pessoas com DM em uso de insulina, acompanhadas na Atenção Primária. Os dados foram coletados no período de maio a julho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas nos domicílios e submetidos à Análise de Conteúdo. **Resultados**: Emergiram 2 categorias que abordaram a falta de conhecimento sobre a DM e ação da insulina e o medo de complicações com o tratamento. Verificou-se que é comum a crença de que os valores normais de glicemia para pessoas com DM são diferentes das outras pessoas. Por este motivo, as doses prescritas de insulina NPH não são seguidas, por medo de queda rápida da glicemia e episódios de hipoglicemia. Também existe falta de conhecimento sobre os diferentes tipos de insulina e suas ações, o que prejudica a correta adesão ao tratamento prescrito e controle da doença. **Conclusão**: A falta de conhecimento das pessoas sobre a Diabetes e Insulina resulta em medo de se alcançar níveis adequados de glicemia e consequente falta de adesão ao tratamento. Nesse sentido, percebeu-se que a educação em Diabetes continua sendo um desafio aos profissionais de saúde.
Referências: 1. Organização Pan-Americana da Saúde. Diabetes melito: ainda a questão da insulina? Vol. 1, Nº 19 Brasília, 2016.
2. World Health Organization. Global Report on Diabetes. 2016. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204871/1/9789241565257_eng.pdf. |