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3988190 | Elaboração e validação de um serios game para a prevenção e promoção de saúde entre os adolescentes: nota prévia. | Autores: Talita Vidotte Costa |
Resumo: Introdução: Considerando que o adolescente pode vir a crescer em um contexto
permeado por exclusão, desigualdades, discriminações e vulnerabilidades, a
assistência à saúde deve ser diversificada a fim de ampara-los. O serious game
para fins educacionais, engloba três categorias: a conscientização, a
construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, oportunizando
e resignificado de saberes.1 Objetivo: elaborar e validar um serios game que
estimule a prevenção e promoção de saúde entre os adolescentes. Método: trata-
se de um estudo exploratório, aplicado e metodológico, com abordagem
qualiquantitativa. Para a concepção do conteúdo a ser abordado, será realizado
um grupo focal com os adolescentes entre 12 a 18 anos, que frequentam o ensino
privado, público e profissionalizante em um município ao norte do Paraná. Após
este delineamento, adotará as seguintes fases: conceito, pré-produção,
protótipo, produção e avaliação por especialistas.2 Ao término desta, o jogo
será disponibilizado aos estudantes para averiguar aceitação dos mesmos, bem
como o aprendizado dos temas. Relativo a análise estatística, a princípio
serão calculadas frequências absolutas e relativas, estatísticas descritivas e
inferenciais, a depender das variáveis. Implicações para a enfermagem: o
desenvolvimento do serios game possibilitará a diminuição de agravos, e poderá
embasar novos estudos, em diferentes temáticas, enquanto estratégia de
promoção e prevenção de saúde.
Referências: 1 Machado L S, Moraes R M, Nunes, F L S, Costa R M E M. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. bras. educ. med. 2011; 35(2):254-262.
2 Novak J. Game development Essentials: an introduction. 2ª ed. New York (USA): Delmar Cengage Learning; 2010. 512 p. |