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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3988190

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3988190

Elaboração e validação de um serios game para a prevenção e promoção de saúde entre os adolescentes: nota prévia.

Autores:
Talita Vidotte Costa

Resumo:
Introdução: Considerando que o adolescente pode vir a crescer em um contexto permeado por exclusão, desigualdades, discriminações e vulnerabilidades, a assistência à saúde deve ser diversificada a fim de ampara-los. O serious game para fins educacionais, engloba três categorias: a conscientização, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, oportunizando e resignificado de saberes.1 Objetivo: elaborar e validar um serios game que estimule a prevenção e promoção de saúde entre os adolescentes. Método: trata- se de um estudo exploratório, aplicado e metodológico, com abordagem qualiquantitativa. Para a concepção do conteúdo a ser abordado, será realizado um grupo focal com os adolescentes entre 12 a 18 anos, que frequentam o ensino privado, público e profissionalizante em um município ao norte do Paraná. Após este delineamento, adotará as seguintes fases: conceito, pré-produção, protótipo, produção e avaliação por especialistas.2 Ao término desta, o jogo será disponibilizado aos estudantes para averiguar aceitação dos mesmos, bem como o aprendizado dos temas. Relativo a análise estatística, a princípio serão calculadas frequências absolutas e relativas, estatísticas descritivas e inferenciais, a depender das variáveis. Implicações para a enfermagem: o desenvolvimento do serios game possibilitará a diminuição de agravos, e poderá embasar novos estudos, em diferentes temáticas, enquanto estratégia de promoção e prevenção de saúde.


Referências:
1 Machado L S, Moraes R M, Nunes, F L S, Costa R M E M. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. bras. educ. med. 2011; 35(2):254-262. 2 Novak J. Game development Essentials: an introduction. 2ª ed. New York (USA): Delmar Cengage Learning; 2010. 512 p.