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3862546 | SIMULAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO ENSINO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Marciellle Ferreira da Cunha Lopes ; Mauricio Geovanne do Couto Lins ; Letícia Gomes de Oliveira ; Gisely Nascimento da Costa Maia ; Maria Josilene Castro de Freitas |
Resumo: **INTRODUÇÃO**: Segundo o Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar, em 2016, 829 pessoas morreram por dia nos hospitais brasileiros, por eventos evitáveis A simulação é uma técnica recreativa de situações realística que permiti aos estudantes a prática e aquisição de habilidades em um ambiente seguro (GABA, 2004). **OBJETIVO:** Identificar as contribuições da simulação no processo de ensino aprendizagem. **METODOLOGIA: **Estudo descritivo exploratório de corte transversal, um relato de pesquisa de campo, desenvolvido em dezembro de 2017, com alunos de uma instituição de capacitação profissional, em Ananindeua-PA. Foi ministrada uma aula teórica que abordava fraturas e imobilização, durante a aula eram feitas algumas perguntas pertinentes ao tema. Em seguida, iniciou-se a aula prática. Posteriormente, os alunos deslocaram-se para simulação. Os insumos foram concedidos pela instituição e os rejeitos despejados segundo as normas sanitárias em uso na instituição. **RESULTADOS: **Totalizando 40 participantes, a maioria do sexo feminino, compondo 77,5% (31/40). Em relação aos conhecimentos e experiências dos alunos a assistências a vítimas com fraturas, 17,5% (7/40) conhecem os tipos de fraturas; 77,5% (31/40) sabem os riscos que a vitima traumatizada sofre se não for atendida imediata; 5% (2/40) disseram saber atender uma vitima traumatizada e 22,5% (9/40) participaram de algum tipo de simulação. Com a analise observacional da simulação confirmou-se que a maioria dos estudantes nunca havia participado de uma simulação realística. **CONCLUSÃO: **Na cena, percebe-se que os estudantes sob pressão precisavam exercer rapidamente uma conduta para um caso que na realidade é o que fará a diferença entre a vida e a morte. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: A simulação é uma ferramenta que ajuda a minimizar os erros e a maximizar a eficácia na atuação, trabalha com o erro, mas de forma ao qual o docente enfermeiro reforça o acerto, corrigi os erros explicando os pontos nos quais necessita de aprimoramento.
Referências: GABA, DM. A brief history of mannequin-based simulation and application. In: DUNN, William F. Simulators in critical care and beyond. Des Plaines, USA: Society of Critical Care Medicine, 2004. p. 7-14.
Ministério da Saúde (Org.). Segurança do paciente: Brasil, 2014. Color. Disponível em: . Acesso em: 17 dez 2017. |