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3804191 | CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM GERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIENCIA | Autores: Marcelle Coutinho Heredia dos Reis ; Carine S. Sena Lima da Silva ; Bianca Ayres de Lira ; Jose Gomes de Souza de Melo4 |
Resumo: **Introdução :**A qualidade nos serviços de saúde tem sido objeto de estudo entre diversos pesquisadores. Uma ferramenta gerencial que o enfermeiro pode utilizar para melhorar a qualidade da assistência é a padronização das intervenções de enfermagem, por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que deve ser construída juntamente com a sua equipe, levando em consideração a realidade do serviço e estimulando o alcance de melhorias em suas atividades. **Metodologia: **O presente trabalho constitui um relato de experiência, realizado durante o estágio supervisionado de Gerência do curso de enfermagem da UNESA , no período de março a junho de 2018. **Resultados e** **Discussão**: A vivência foi positiva para a formação das acadêmicas, possibilitando uma associação dos conhecimentos abordados em sala de aula, de modo a observar e colocar em prática competências importantes para a formação do profissional enfermeiro no intuito de subsidiar os recursos necessários na realização desse processo. **Conclusões** : A experiência vivenciada foi fundamental para o aprendizado e formação profissional, por meio da compreensão da realidade do processo de trabalho, da assistência de enfermagem e da comunidade, percebendo a atuação do enfermeiro frente aos desafios da Atenção Primária. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **O estágio é de extrema importância na formação do enfermeiro, pois são colocados em prática todos os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da graduação. A ESF configura-se como um ótimo campo de estágio na preparação do discente para assumir o serviço de saúde como enfermeiro inserido em um território.
Referências: Passos JP, Ciosak SI. A concepção dos enfermeiros no processo gerencial em unidade básica de saúde. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(4):464-8. |