E-Pôster
3756658 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SINOP-MT | Autores: Luciana Pelizari ; Alessandra Taís dos Santos |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como o período entre 10 e 19 anos de idade, sendo este marcado pelo crescimento e desenvolvimento acelerado, onde o estado nutricional indica condições de uma vida saudável. **OBJETIVO: **O trabalho teve como objetivo, desenvolver oficinas educativas com adolescentes matriculados em escolas estaduais no ensino fundamental e médio do município de Sinop-MT. **MÉTODO: **Foram desenvolvidas ações de promoção à saúde, envolvendo aspectos inerentes à Saúde do Adolescente; avaliar o nível de conhecimento destes adolescentes em relação aos temas abordados; despertar o interesse desses, para práticas preventivas de auto cuidado; realizar educação em saúde, conscientizando-os quanto aos riscos aos quais estão expostos. Inicialmente foram realizadas reuniões semanais com a equipe executora para capacitação do grupo, discussões, estudos e debate de temas relacionados à saúde dos adolescentes. **RESULTADOS: **Ao encerramento das atividades foi observado nos adolescentes maior conhecimento adquirido nas oficinas, possibilitando aos mesmos crescimento pessoal e conscientização quanto aos riscos aos quais estão expostos, buscando, desenvolver práticas seguras de auto cuidado. **CONCLUSÃO**: O trabalho possibilitou o desenvolvimento de ações de educação em saúde, contribuindo para o crescimento e amadurecimento dos acadêmicos de Enfermagem no planejamento e execução das oficinas. **CONTRIBUIÇÕES PARA A AENFERMAGEM**: Esta experiência desenvolvida com os adolescentes contribuiu no aprendizado dos acadêmicos sobre o ser enfermeiro através de atividades educativas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes.
Referências: CONTI, M. A.; FRUTUOSO, M. F. P.; GAMBARDELLA, A. M. D. Excesso de peso e insatisfação corporal em adolescentes. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 4, p. 491- 497, jul./ago. 2005. |