3749289 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: potencialidades e desafios na atenção básica à saúde | Autores: Jose Maria Ximenes Guimaraes ; Jaira Gonçalves Trigueiro ; Ana Ruth Macedo Monteiro ; Marcelo Viana da Costa |
Resumo: A integração ensino-serviço-comunidade é uma estratégia para reorientação da
formação em saúde e em enfermagem, por potencializar a aproximação entre o
ensino e os serviços de saúde. Tem-se por objetivo analisar as potencialidades
e desafios da integração ensino-serviço-comunidade na graduação em Enfermagem.
Trata-se de pesquisa qualitativa, com desenho geral de estudo de caso. Elegeu-
se como campo empírico o curso de Enfermagem de uma universidade pública,
situada em Pau dos Ferros - RN, incluindo a Atenção Básica à Saúde do
município. Participaram da pesquisa três enfermeiros da atenção básica, quatro
docentes e nove discentes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que
foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, crítico-reflexiva.
Os resultados revelaram que a integração ensino-serviço-comunidade é
dispositivo de inserção do formando na atenção básica - cenário de
aprendizagem onde ocorre treinamento de habilidades, articulação teórico-
prática e aproximação com o trabalho em saúde. Potencializa a problematização
dos saberes e fazeres cristalizados, induzindo a reorientação das práticas de
saúde e enfermagem. Apontam-se como desafios a efetiva articulação do corpo
docente com o serviço e a comunidade; a corresponsabilização dos profissionais
da atenção básica. Conclui-se que a integração ensino-serviço-comunidade é
processo instituinte, mas com potencial de reorientação da formação do
enfermeiro e de qualificação das práticas de cuidado na atenção básica.
Contribui para formação do enfermeiro crítico e reflexivo, capaz de intervir
na realidade sanitária com compromisso de transformação das práticas de saúde.
Referências: Marin MJS, Oliveira MAC, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno LO et al . A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2014 Mar [cited 2018 Aug 10] ; 19( 3 ): 967-974. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967&lng=en. |