E-Pôster
3740849 | AÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLA - UTILIZANDO O MÉTODO TBL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Amanda Camille Gomes Silva Ribeiro ; Kayra Melane Assad Trócolis ; Ana Paula de Brito Oliveira ; Alyne Talita Martires Cabral ; Adrynne Flaviane Aleixo Rangel |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** A aprendizagem baseada em equipes (ABE) ou no inglês team-based learning (TBL) é um método que tem como objetivo, ensinar de maneira lúdica sem que perca a essência, fazendo assim com que os alunos aprendam de uma forma que não será esquecida. A ação em saúde envolveu 90 alunos de uma escola particular na capital do Pará. **OBJETIVO:** Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem em uma atividade extracurricular realizada na escola. **METODOLOGIA**: Trata-se de um relato de experiência em uma atividade extracurricular realizada na escola, participaram 90 alunos da escola, divididos em 2 grupos, grupo 1 – obesidade e grupo 2 – hipertensão, utilizou-se uma caixa com faixas com palavras certas e erradas e cartolina. O tempo dado para a construção foi de 20 minutos e logo após, as acadêmicas juntaram as duas equipes e fizeram a revisão do quer foi apresentado pelos mesmos, corrigindo as falhas e mostrando os acertos. **RESULTADOS**: Verificou-se que os estudantes que participaram da prática tiveram um aproveitamento melhor do que na metodologia tradicional,comprovando que quando fazemos algo na prática a taxa de aprendizagem melhora substancialmente. **CONCLUSÃO**: A saúde do estudante era o ponto principal da ação em saúde, levando em consideração que os adolescentes não se importam com a mesma, foi criado esse método para chamar a atenção dos mesmos para a importância da prática, fazendo com que eles mostrassem o que sabiam das doenças que estavam sendo mostradas. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: As ações de saúde são de extrema importância no âmbito da enfermagem em educação em saúde na escola com enfoque na prevenção e promoção de saúde.
Referências: Passamai MPB; Sampaio HAC; Dias ANM; Cabral LA; Letramento funcional em saúde: reflexões e conceitos sobre seu impacto na interação entre usuários, profissionais e sistema de saúde. REV INTERFACE 2011 07 (6)
Bollela VR; Senger MH; Tourinho F; Amaral EM; Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática; |