E-Pôster
3443931 | Competência Familiar: uma pesquisa documental | Autores: Rafaela B. S. R.oliveira |
Resumo: **Introdução:** Na enfermagem, a família esteve presente desde o início da profissão quando os pacientes eram atendidos dentro de suas casas (1). Florence Nightingale já enfatizava a importância da família e do meio ambiente doméstico no cuidado ao doente. **Objetivos:** analisar e discutir os documentos elaborados pelo UNICEF sobre Competência Familiar. **Metodologia:** Estudo caracterizado como pesquisa exploratória descritiva, do tipo análise documental, que tem por finalidade fornecer ao investigador possibilidades de reunir grande quantidade de informações a respeito de um determinado assunto (2). **Resultados: **Todos os álbuns trazem uma linguagem simples, já que a intenção do UNICEF é que todos os profissionais possam utilizar este material com as famílias (Agentes Comunitários de Saúde, Equipes da Pastoral da Criança, Técnicos de Enfermagem. Isso porque, além de abordar temas já tradicionalmente trabalhados nas comunidades, os álbuns apresentam informações sobre a importância e as principais maneiras de estimular a criança quanto ao desenvolvimento psicossocial, e como isso pode ser feito desde os primeiros dias de vida. Também busca estimular, desde o pré-natal, o aumento da participação do pai no cuidado à criança. **Conclusões**: O conteúdo do material é extremamente importante, traz de uma forma simples, facilitando a realização das orientações para a família. Demonstrar para a família a sua importância durante a gestação e no desenvolvimento da criança, faz que a participação de todos seja mais efetiva e não sobrecarregue a mãe. **Contribuições para a enfermagem:** o material confeccionado pelo UNICEF é de extrema relevância para os enfermeiros e sua equipe, aproximando os profissionais das famílias e fazendo com que as mesmas reconheçam seus papéis e sua importância no desenvolvimento da criança.
Referências: 1.Rocha SMM, Nascimento LC, Lima RAG. Enfermagem pediátrica e a abordagem da família: subsídios para o ensino de graduação. Rev Latino-am Enfermagem 2002; 10(5): 709-14.
2.Silva RS, Santos DT, Carvalho SS, Lisboa ACFN. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: uma pesquisa documental. Enfermagem em Foco 2012; 3(2):62-66. |