E-Pôster
3441992 | TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA POTENCIALIZAR O AUTOCUIDADO DE IDOSOS SOBRE HIV/AIDS | Autores: Bruna Alessandra Costa E Silva Panarra ; Saronilda Relvas da Silva E Silva ; Elizabeth Teixeira |
Resumo: **Introdução: **Nos últimos anos houve aumento considerável de idosos com Hiv no Brasil. A possibilidade de infecção pelo vírus Hiv na terceira idade, parece invisível aos olhos da sociedade e dos próprios idosos, que não tem a cultura do uso do preservativo e a não percepção da necessidade do seu uso1. Neste contexto a produção de tecnologias educacionais se faz necessário, visto que estas promovem o empoderamento dos sujeitos, que podem exercer mudanças no ambiente e na própria conduta2. **Objetivos: **Identificar na literatura informações essenciais para idosos sobre HIV/Aids com foco na prevenção e produzir uma tecnologia educacional com base na síntese do conhecimento em evidência educacional para mediar a práxis educativa do enfermeiro com famílias. **Metodologia:** Adotou-se como referencial teórico a enfermagem baseada em evidências e a produção de tecnologias educacionais2. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura (passo 1) nas bases de dados MEDLINE, BDENF, LILACS com os descritores: idoso, prevenção, conhecimento, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Fizeram parte da amostra 23 artigos completos, em português, publicados entre 2008 e 2016. Após análise categorial-temática o conteúdo foi sintetizado (passo 2) em cinco categorias, a saber: diferença entre HIV e aids, meios de transmissão, os idosos e as situação de risco, o uso dos preservativos, como usar as camisinhas. A partir destas categorias produziu-se uma tecnologia educacional (passo 3) do tipo cartilha. **Resultados:** A cartilha intitulada “Que tal dizer não ao HIV? ” é constituída de 09 tópicos: a diferença entre HIV e aids; quem pode pegar o vírus HIV?; como se pega o vírus HIV?; como saber se pegou o vírus HIV?; se tiver, o que fazer?; tem muitos idosos com HIV?; está aumentando?; que situações colocam os idosos em risco?; sabe como evitar o HIV?; como usar as camisinhas. **Conclusões:** A infecção pelo HIV ainda caracteriza-se como um problema de saúde pública, o desenvolvido de tecnologias educacionais contribui para as ações de saúde que visem a prevenção e promoção da saúde sexual. **Contribuições para Enfermagem:** O modelo da enfermagem baseada em evidências subsidia a produção de tecnologias educacionais. Com base na síntese do conhecimento, há informações essenciais para os idosos sobre HIV/Aids que se divulgadas por meio de ações educativas, em muito contribuirá com o autocuidado.
Referências: 1. Maschio MBM et al. Sexualidade na terceira idade: medidas de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Rev Gaúcha Enferm., 2011. 32(3):583-9.
2. Teixeira E. Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativo-Educacionais. 1ª ed. Porto Alegre: Moriá Editora; 2017.
3. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed;2011. |