E-Pôster
3293498 | Caminhos percorridos pelo egresso de Enfermagem extensionista | Autores: Margarete Bernardo Tavares da Silva ; Lays Ribeiro Rangel ; Claudia Teresa Vieira de Souza |
Resumo: A participação em Extensão Universitária é uma experiência que influencia a
trajetória profissional[1]. **Objetivo:** Analisar a percepção dos egressos
sobre a influência da sua participação em pesquisa/extensão como profissional.
**Metodologia: **Estudo qualitativo, com análise do discurso por tematização
de 31 egressos de Enfermagem/RJ/2016. Aprovação pelos CEP’s: n°371.872;
391.677 e 453.813. **Resultados: **Foi recorrente a percepção de que os
Enfermeiros às vezes são desrespeitados no exercício de suas atividades,
entretanto o reconhecimento profissional pode ser consequência do desempenho
de suas ações, com autonomia e embasamento científico/teórico. A busca pela
residência foi uma das alternativas para diminuir a insegurança profissional.
Houve uma maior concentração na inserção profissional em rede hospitalar,
seguido pela Pesquisa, Ensino e Atenção Básica. É esperado que durante a
graduação desenvolvam atividades, (re)significando as experiências, para ter
autonomia profissional[2]. É perceptível em cada um, a certeza de que a
participação nos projetos de pesquisa e extensão melhoraram sua capacitação
profissional, favorecendo o desenvolvimento de um pensamento crítico e
reflexivo e entendendo a necessidade de continuar a aprendizagem, pois o
conhecimento não é findo e sempre se renova. Todos os entrevistados têm sua
atuação pautada na integralidade, entendendo que este processo de
desequilíbrio fisiológico fruto de fatores: psicológicos, sociais, culturais,
ambientais e não apenas biológicos. **Considerações finais:** As habilidades
desenvolvidas durante a graduação e aperfeiçoadas na participação dos projetos
de pesquisa ou extensão, possibilitou rupturas com a forma tradicional de
ensinar e aprender, estimulando a gestão participativa dos protagonistas nesta
experiência e reorganização da relação teoria com a prática.
Referências: 1 Paula JA de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Rev Ext UFMG 2013;1(1):5–23.
2. NOVAK JD. Uma teoria de educação. trad. de Marco Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira; 1981 |