Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3283790

E-Pôster


3283790

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: UM DIÁLOGO COM AS NECESSIDADES DE SAÚDE.

Autores:
Felipe Ferreira Mendes da Silva ; Elivan da Silva Alencar ; Deyze Abreu Soares ; Daizy Abreu Soares ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A integração ensino-serviço compreende o coletivo, pactuado e integrado entre gestores, alunos, docentes e trabalhadores do serviço de saúde, visando a qualidade da formação profissional e de atenção à saúde individual e coletiva, com novas formas de organização e configuração do trabalho em saúde, e enfermagem.1,2 **OBJETIVOS:** Relatar a experiência vivida acerca da integração ensino-serviço, tendo como foco o planejamento no processo de trabalho do Enfermeiro. **METODOLOGIA: **Trata-se de uma atividade acadêmica do componente modular Gerenciamento da Enfermagem na Atenção Básica, vivenciada pelos acadêmicos do 7º período, da UFMA-Pinheiro, orientada pelo princípio da integração ensino-serviço. Nesse período foram realizadas: observação da realidade da UBS, dos problemas dos usuários, do modo de organização do trabalho, rodas    e escutas com usuários e enfermeiro, sobre às expectativas e respostas dos serviços de saúde.  **RESULTADOS:** Durante o período dessa vivência foi possível construir um diagnóstico situacional, com o perfil das necessidades dos usuários, com delineamento de um planejamento guiado pelas necessidades dos usuários, com implantação de fluxos, organogramas e protocolos, que dialogue com a estruturação das políticas. **CONCLUSÃO: **Esta vivência nos mostrou que o processo de trabalho do enfermeiro ainda carece de um planejamento orientado para um processo de cuidar que priorize as necessidades do território e dos usuários. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A integração ensino-serviço favorece um aprendizado que permite a formação de um enfermeiro crítico e reflexivo, num movimento dialético que emerge da realidade.


Referências:
1.Albuquerque, V.S. et al. A Integração Ensino-Serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008;32(3):356-362. 2.Brehmer, L.C.F, et al. Integração Ensino-Serviço: implicações e papéis em vivências de Cursos de Graduação em Enfermagem. RevEscEnfermUSP. 2014;48(1):119-26.