E-Pôster
3168662 | A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA. | Autores: Juliana Vieira de Araujo Sandri ; Juliana Esperandio |
Resumo: **Introdução: **O Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas corresponde a um dispositivo de cuidado e atenção integral para as pessoas que vivem intenso sofrimento psíquico. Por meio de estratégias estabelecidas através do Projeto Terapêutico Singular o paciente recebe o seu plano de cuidados aliado aos seus objetivos, por exemplo, oficinas de arteterapia. **Objetivo:** Investigar os benefícios que a arte promove aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas em relação aos cuidados com sua saúde. **Metodologia:** Pesquisa de campo, exploratória, de abordagem junto aos adictos que frequentam semanalmente as atividades do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas e que participaram das oficinas temáticas de arteterapia e, da entrevista. Todos os critérios éticos foram respeitados. **Resultados: **Participaram das oficinas 16 pessoas, a maioria do sexo masculino, idade de 18 a 63 anos, em tratamento de alcoolismo, desempregados ou aposentados, residem com familiares ou em casas de apoio. As categorias temáticas: 1) Motivo de ser um adicto: a família é elo importante para ingressar no vicio seja por abandono familiar ou por luto materno não superado, bem como a introdução de hábitos familiares na ingestão de álcool. 2) As consequências de ser um adicto: traz malefícios a vida social porque ocasiona o desemprego e a perda do vínculo familiar. 3) Benefícios da arte para a saúde: atividades que possibilitam a expressão das pessoas através da arte são benéficas para a saúde e a vida de quem as pratica proporcionando a redução de danos visto que o pensamento está focado em outra atividade do que a necessidade do uso de drogas, estimula o bem-estar, a socialização e melhora da coordenação motora. **Considerações finais: **A arte é um excelente recurso terapêutico para a recuperação dos que sofrem pelo uso de drogas porque auxiliam na elaboração e expressão de sentimentos difíceis de ser verbalizados, reduzindo significativamente o uso inseguro de drogas e o quanto estar com pessoas vivendo situação semelhante contribui para a autoestima e socialização porque não são julgados por suas escolhas. **I****mplicações para a Enfermagem**: Ampliação da área de trabalho para a enfermagem utilizando práticas integrativas como a arteterapia.
Referências: Referencias
Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Saúde mental. Cadernos de atenção básica – no 34. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2013.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2005.
Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 200 |