3098396 | AÇÃO SOCIAL DIREITO DE BRINCAR - RELATO DE EXPERIENCIA | Autores: Felipe Souza Nascimento ; Eduarda Lorena Alves da Cunha |
Resumo: **INTRODUÇÃO**: O brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal, que é por ele definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. **OBJETIVO: **O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Estácio Castanhal no planejamento e realização da ação social do município de Castanhal. **METODOLOGIA:** Esse projeto foi uma ação totalmente voluntaria em prol do dia das crianças do ano de 2016. Mobilizar os alunos e funcionários mostrando importância da doação de brinquedos através de cartazes, divulgação nas redes sociais e rede televisiva do presente município, foi dentre os métodos utilizados. A ação consistiu em três etapas: planejamento, arrecadação dos brinquedos, posteriormente, a entrega dos brinquedos em duas creches para crianças de 4 a 5 anos.** RESULTADOS: **Foram arrecadados 210 brinquedos e distribuídos em duas creches, à ação deu a oportunidade de doarmos brinquedos novos e usados para as crianças carentes, e poder contemplar a felicidade de ter um brinquedo no dia das crianças. **CONCLUSÕES**: Podemos observa que muitos pais não têm condições de presentar o seus filhos, por isso, nos mobilizamos a fazer esta boa ação. Um momento importante para todas as crianças. Pois é nessa fase que as crianças passam a desenvolver sua criatividade, até mesmo em relação ao que ela quer ser quando crescer. **CONTRIBUIÇÕES: **Este estudo é relevante para a enfermagem, pois importância da saúde e educação nas comunidades carentes e bem como fomentar outras pesquisas.
Referências: VYGOTSKY, L.S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998a. |