Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3029954

E-Pôster


3029954

Avaliação de MOOC baseado em competências em informática para enfermeiros

Autores:
Juliana Invenção Gomes ; Valéria Sperduti Lima

Resumo:
Os Massive Open Online Courses (MOOC) configuram-se como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde. Diante disso, caracterizado como descritivo e quantitativo, este estudo descreve o desenvolvimento de um xMOOC, restrito para enfermeiros, baseado nas competências em informática em enfermagem requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Objetivo: Propor o desenvolvimento de um MOOC baseado nas competências em informática em Enfermagem, requeridas pela TIGER. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, aplicada e de abordagem quantitativa, constituída das seguintes etapas: definição de objetivos educacionais, elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional, implantação do curso e, por fim, avaliação da satisfação dos participantes. A avaliação da satisfação foi realizada por 25 participantes do curso e obteve resultados positivos envolvendo todos os aspectos relacionados aos objetivos do curso, conteúdo, equipe responsável/professores, disponibilização, avaliação, AVA e aprendizagem percebida pelos investigados. Espera-se que o estudo contribua para a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.


Referências:
REFERÊNCIAS: [1] Sitzman KL, Jensen A, Chan S. Creating a Global Community of Learners in Nursing and Beyond: Caring Science, Mindful Practice MOOC. Nurs Educ Perspect. 2016 Set/Out; 37(5): 269-274. [2] Mutawa A. It is time to MOOC and SPOC in the Gulf Region. Educ Inf Technol. 2017; 22(4):1651-1671. [3] The TIGER Initiative. Informatics competencies for every practicing nurse: recommendations from the TIGER collaborative. Washington (DC): Government Printing Office (US); 2012.