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2950041 | Validação de escala sobre atitudes do enfermeiro no cuidado com famílias: seleção de experts | Autores: Lorena Carvalho Braga ; Francisca Georgina Macedo de Sousa |
Resumo: **Introdução:** A validação de conteúdo avalia a capacidade de um instrumento medir com precisão o fenômeno a ser estudado. Diante disto, a participação de _experts_ possibilita troca de saberes e opiniões determinadas pela experiência científica na área de atuação e permite avaliar a representatividade ou relevância de conteúdo. **Objetivos: **Apresentar a seleção de _experts_ na temática Enfermagem de Famílias. **Metodologia:** A seleção de _experts_ emergiu da necessidade de validar itens e dimensões da Escala Atitudes de Enfermeiros no Cuidado com Famílias na APS, fundamentada nos pressupostos do Cuidado Centrado na Família. Os juízes foram identificados na Plataforma _Lattes_ e selecionados pelos critérios de Classificação de _Experts_ de Fehring com adaptações e nota de corte igual ou maior que cinco pontos. **Resultados:** Foram identificados 820 mestres e 1007 doutores na Plataforma _Lattes_. Em seguida, todos os currículos foram analisados, pontuados e utilizando a nota de corte, identificou-se 11 enfermeiras mestres e 20 doutoras com _expertise_ em Enfermagem de Famílias. **Conclusões:** A seleção criteriosa dos _experts_ se configura como passo fundamental para garantir, a partir da avaliação, a confiabilidade e representatividade do conteúdo submetidos a validação. **Contribuições:** A participação de _experts_ na validação de conteúdo permite a interação de conhecimentos especializados e complexos sobre determinado tema e contribui para o avanço científico e tecnológico da Enfermagem.
Referências: (1) Melo RP, Moreira RP, Fontenele FC, Aguiar ASC, Joventino ES, Carvalho EC. Critérios de seleção de experts para estudos de validação de fenômenos de enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2011, 12.2.
(2) Vituri D, Matsuda L. Validação de conteúdo de indicadores de qualidade para avaliação do cuidado de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2009, 43(2), 429-437. |