Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2930677

E-Pôster


2930677

ANALGESIA PERIDURAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE METODOLÓGICAS DOS ENSAIOS CLÍNICOS

Autores:
Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva ; Kessiane Barros Almeida Merhy ; Priscila Mattos dos Santos ; Marineli Joaquim Meier

Resumo:
INTRODUÇÃO: A avaliação da qualidade metodológica é uma etapa de elaboração da revisão sistemática, visando excluir estudos de baixa qualidade metodológica e identificar os pontos fortes e limitações dos estudos incluídos¹. OBJETIVO: Avaliar a qualidade metodológica dos ensaios clínicos envolvendo analgesia peridural, com opioide no pós-operatório de cirurgias cardíacas. MÉTODO: Foram analisados ensaios clínicos randomizados, publicados nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola, entre 1954 e 2018 recuperados por meio de uma revisão sistemática, conduzida conforme manual do Instituto Joana Briggs(JBI)². A busca dos estudos foi realizada nas principais bases de dados, com instrumento padronizado pelo JBI para a avaliação da qualidade metodológica dos artigos incluídos. RESULTADOS: 408 artigos identificados para a leitura dos títulos e resumos, selecionados 21 estudos para a leitura na íntegra e três incluídos para a análise. A qualidade metodológica dos estudos variou de baixa a alta, com escores de 11/ 13, 9/13 e 5/13. CONCLUSÃO: Em todos os estudos incluídos para a avaliação crítica não foi explícitado se foi realizado cegamento dos participantes para alocação do tratamento, sendo um fator que interfere nos resultados encontrados nos estudos. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: O conhecimento das ferramentas de avaliação crítica proporciona ao enfermeiro confiança nas informações para oferecer uma assistência de qualidade baseada em evidência científica.


Referências:
1 Lockwood C et al. Synthesizing quantiative evidence. Australia: Joanna Briggs Institute. 2011. 2 Tufanaru C et al. Chapter 3: Systematic reviews of effectiveness. Joanna Briggs Institute Reviewer´s Manual. The Joanna Briggs Institute.2017. Disponível em :https://reviewersmanual.joannabriggs.org/. acesso em : 13. Set.2017.