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2925429 | A VIVÊNCIA DE ESTAGIÁRIAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA. | Autores: Amanda Carolina de Oliveira Bialetzki Fontoura ; Dayane Andreatta Huppes ; Camila Canedo Lorenzetti ; Helena Rosso Sarnick |
Resumo: Introdução: A vivência descrita neste relato surgiu a partir das atividades
desenvolvidas durante a disciplina de estágio de enfermagem. Descrevemos a
prática de educação em saúde realizada em um Centro Municipal de Educação
Infantil (CMEI) situado na área de abrangência da UMS. Como parte inicial do
estágio, buscamos estabelecer um diagnóstico de problemas da unidade para
possíveis intervenções. Foi avaliado a necessidade da retomada do projeto de
educação e promoção em saúde na escola, para isso, planejamos atividades de
dança (consciência corporal e melhora do convívio social), e atividades de
educação em saúde: doenças comuns da infância (parasitoses), alimentação
equilibrada, relacionamento interpessoal e bullying; baseadas no guia de
sugestão de atividades do Ministério da Saúde.¹ Objetivos: Relatar a
experiência de desenvolvimento de atividades de educação em saúde na escola
visando a promoção da saúde. Retomar as atividades de educação em saúde nas
escolas; Realizar o planejamento e execução de oficinas visando a promoção de
saúde e conscientização da população alvo. Método: Trata-se de um relato de
experiência a partir das atividades desenvolvidas como parte da disciplina de
Estágio Supervisionado em Atenção Primária à Saúde do currículo do 9º período
do curso de Bacharelado em Enfermagem da UFPR, que foi desenvolvido em uma
Unidade Mista de Saúde (UMS) no Paraná. Resultados: Foram realizados quatro
encontros com os quintos anos, um por semana, no período vespertino. Os
assuntos trabalhados no primeiro encontro foram: conceito de saúde, lavagem de
mãos e parasitoses. No segundo, pediculose e bullying. No terceiro,
alimentação equilibrada e no quarto encontro realizamos uma atividade de
fixação de conhecimento sobre os temas abordados e sugestão de temas para as
próximas oficinas. Considerações Finais: Concluímos que atividades de promoção
à saúde na escola são ferramentas relevantes no processo de ensino-
aprendizagem, além da formação integral dos cidadãos desde a infância.
Referências: 1. Ministério da Saúde, Ministério da Educação (BR). Semana Saúde na Escola Guia de Sugestões de Atividades. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. [acesso em 21 set 2018] Disponível:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/semana_saude_escola_guia_sugestao_atividades.pdf
2. De Jesus MCP, Santos SMR, Merighi MAB, De Oliveira DM, Figueiredo MAG, Braga VA. Vivência do Estudante de Enfermagem em Atividades de Educação em Saúde. Cienc Cuid Saude. [internet] 2012; 11(3) [acesso em 21 set 2018]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v11i3.11516. |