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2923936 | O Estágio de Docência no Mestrado Acadêmico: uma experiência engrandecedora. | Autores: Ana Paula Senna Bousfield ; Maria Ligia dos Reis Bellaguarda |
Resumo: Introdução: O estágio de docência é uma atividade curricular direcionada a
estudantes de pós-graduação stricto sensu, obrigatória a alunos bolsistas. O
estágio vem ao encontro do conhecimento que tem se tornado um recurso
fundamental em constante evolução e transformação. Vivemos em uma sociedade
que exige a capacidade de reflexão crítica acerca da realidade e tomada de
decisões em situações simples ou complexas, adequando as ações aos nossos
resultados. Objetivo: Relatar a experiência do estágio docência realizado no
Hospital Nereu Ramos/SC, na disciplina intitulada "cuidado no processo de
viver humano I - Condição Clínica de Saúde", oferecida na quarta fase do
curso de graduação em enfermagem da UFSC. Metodologia: Consiste na descrição
de uma experiência, do estágio docência de uma estudante do Curso de mestrado
da UFSC, no segundo semestre de 2017. Resultados: O estágio oportunizou o
planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do bloco teórico, juntamente com
a aplicação e execução da Sistematização da Assistência em Enfermagem na
Unidade de Clínica Médica e acompanhamento diário das atividades teórico
práticas dos estudantes. Conclusões: O estágio de docência é parte integrante
da formação da pós-graduação, ele possibilita a aquisição de experiência
docente, favorecendo a melhoria do desempenho dos estudantes do curso de
mestrado, troca de experiência profissional e permitindo a articulação da
graduação com a pós-graduação. A vivência possibilitou a ampliação de
conhecimento, demonstrando extrema importância de oferecer uma visão ampliada
da prática em docência para o pós-graduando, proporcionando uma nova
perspectiva ao futuro docente.
Referências: 1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Diretrizes para implantação do estágio de docência na graduação. Anexo do Ofício Circular n.º 028/99/PR/CAPES.
2. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Resolução n.º 013/00, de 27 de abril de 2000. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 27 abr 2000; Seção 1.
3. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 14 abr 2010; Seção 1.
4. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 52, de 26 de setembro de 2002. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 26 set 2002; Seção 1. |