Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2788898


2788898

RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LESÕES PERIOPERATÓRIAS DECORRENTES DO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO

Autores:
Maria Zélia de Araújo Madeira ; Elaine Maria Leite Rangel Andrade ; Anizielly Maria de Jesus Ferreira dos Santos ; Haglaia Moira Brito de Sena Oliveira ; Grazielle Roberta da Silva Freitas

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: O posicionamento do paciente no perioperatório é operacionalizado pela equipe cirúrgica com o intuito de otimizar o procedimento, garantindo adequada exposição do sítio operatório, manutenção de vias aéreas e acessos para dispositivos e equipamentos de monitorização, além de prevenir lesões. As lesões perioperatórias, localizadas na pele, músculos e/ou nervos e outras alterações sistêmicas ocorrem pela redução de perfusão e circulação ocasionada pela pressão direta e prolongada sofrida pelo corpo quando submetido às diferentes posições durante o ato anestésico-cirúrgico. **OBJETIVO**: Avaliar o risco para o desenvolvimento de lesões perioperatórias ocasionadas pelo posicionamento cirúrgico em cirurgias eletivas. **MÉTODO: **Trata-se de um estudo analítico de caráter transversal realizado com 45 pacientes no perioperatório de cirurgia cardíaca, ortopédica, urológica e ginecológica em um hospital de média e alta complexidade na cidade de Teresina-PI durante setembro a novembro de 2017. Foram aplicadas a Escala de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico (ELPO), escalas de Braden e visual numérica e um instrumento de coleta de dados pré e pós-operatório. **RESULTADOS: **Um total de 31,1% dos pacientes submetidos a cirurgias eletivas foram classificados com maior risco, sendo verificadas associações estatisticamente significativas entre o risco para desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico, idade e hipertensão arterial sistêmica. **CONCLUSÃO: **Foi possível avaliar o risco para o desenvolvimento de lesões perioperatórias decorrentes do posicionamento cirúrgico, estabelecendo relações significativas com os principais fatores de risco. O presente estudo representa um recurso de discussão e interação entre a equipe assistencial e o meio acadêmico, constituindo subsídio para o planejamento de cuidados perioperatórios.


Referências:
Empresa Brasileira de serviços hospitalares - EBSERH [internet]. Plano de Estruturação do Hospital Universitário do Piauí. Disponível em: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufpi Macdonald JJ, Washington SJ. Positioning the surgical patient. Anesthesia and Intensive Care Medicine. 2012; 13 (11): 528-532. Menezes S, Rodrigues R, Tranquada R, Muller S, Gama K, Manso T. Lesões decorrentes do posicionamento para cirurgia: incidência e fatores de risco. Acta Med Port. 2013; 26 (1): 12-16. Lilitsis E, Papaioannou A, Hatzimichali A, Spyridakis K, Xenaki S, Chalkiadakis G, et al. A case of asystole from carotid sinus hypersensitivity during patient positioning for thyroidectomy. BMC Anesthesiology. 2016; 16 (85): 1-4. Lopes CMM, Haas VJ, Dantas RAS, Oliveira CG, Galvão CM. Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016; 24 (2704).