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2784225 | ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Josiane Travençolo da Silva ; Maria Aparecida Modesto dos Santos |
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Enfermagem é uma importante
estratégia de ensino para os estudantes, permitindo vivenciar situações do
cotidiano em ambientes distintos possibilitando reflexão crítica fundamentada
nos conhecimentos científicos e nos princípios éticos (1-2). Quando realizado
em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) torna-se desafiador por sua
especificidade. **Objetivo:** Descrever as estratégias pedagógicas
desenvolvidas no ECS em uma ILP. **Método:** relato de experiência como
professoras do curso de Graduação em Enfermagem na supervisão do ECS com
graduandos do 7º/8º semestre de uma Instituição Privada no Estado de São
Paulo. Ao longo da formação a experiência do cuidado está centrada no âmbito
hospitalar e nas Unidades Básicas de Saúde, quando este chega na ILP espera
que suas atividades estarão relacionadas estritamente ao lazer, por não ter
pacientes, mas moradores. Assim, o professor deve buscar estratégias de ensino
e ações inovadoras para que o processo de trabalho ocorra resgatando
conhecimentos teóricos práticos. **Resultado:** as estratégias constituíram
em: a) processo de trabalho cuidar mediante procedimentos, educação para
autocuidado e Sistematização da Assistência de Enfermagem; b) processo
gerenciar com identificação dos prontuários por meio de fotos, elaboração de
planilha de interação medicamentosa, protocolos e fluxo de atendimento para
parada cardiorrespiratória (RCP) e queda; c) processo ensinar por meio de
educação em serviço dos colaboradores, ginástica laboral e desenvolvimento de
um folder, atendimento de emergência. **Considerações finais: **O ECS em uma
Instituição de Longa Permanência deixa de ser desafio quando o professor por
intermédio de estratégias pedagógicas, desperta no aluno o cuidado
diversificado. **Contribuições / implicações** - Experiência do ser
enfermeiro, momento “pré-profissional” em toda sua grandeza.
Referências: 1. Ferreira RKR, da Silva VG, Lemos PFS, Guilherme FJ de A, dos Santos LM. Relato de Experiência do Desenvolvimento de um Planejamento Pedagógico para o Estágio Curricular Supervisionado da UNISUAM. Revista Rede de Cuidados em Saúde [Internet], v. 10, n. 2 (2016); acesso 02 de setembro de 2018; Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/3245/2015.
2 Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem. Diário Oficial da União (online). Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p.37.[citado 2016 ago. 2]. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu. |