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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2757676


2757676

O CUIDAR E O ENSINAR NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: dificuldades de enfermeiras preceptoras

Autores:
Rafaela Braga Pereira Veloso ; Elaine Andrade Leal Silva ; Maria Geralda Gomes Aguiar ; Josicélia Dumêt Fernandes ; Rosana Maria de Oliveira Silva

Resumo:
A preceptoria é referida como apoio e supervisão das atividades dos estudantes com os usuários no serviço e na comunidade. A inserção de estudantes na unidade de saúde amplia as ações ofertadas no serviço e contribui na produção de conhecimento. A enfermeira preceptora trabalha como mediadora do aprendizagem e fornece orientação técnica aos profissionais e estudantes. O Programa de Educação pelo trabalho para saúde (PET-Saúde) articula ensino, serviço e comunidade, e fomenta grupos tutoriais. Este estudo objetivou analisar as dificuldades das enfermeiras preceptoras do PET-Saúde. Estudo qualitativo, exploratório. Participaram 11 enfermeiras preceptoras atuantes no programa da Universidade Estadual de Feira de Santana. Critério de inclusão foram preceptoras que haviam atuantes por no mínimo de dois anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Análise feita pela Hermenêutica-Dialética. Dificuldades apontadas: sobrecarga de trabalho, escassez de recursos materiais, falta de preparo prévio para ser preceptora, estrutura das unidades de saúde inadequadas e incompatibilidade de horário entre equipe e estudantes. A enfermeira vem ampliando o seu espaço na área da saúde da família na conquista de autonomia e visibilidade. Desse modo, ser enfermeira preceptora é um desafio que colabora para qualificação profissional e defesa do Sistema Único de Saúde


Referências:
Lima, PAB; Rozendo, CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface (Botucatu), v. 19, supl. 1, p. 779-791, dez. 2015.