2757676 | O CUIDAR E O ENSINAR NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: dificuldades de enfermeiras preceptoras | Autores: Rafaela Braga Pereira Veloso ; Elaine Andrade Leal Silva ; Maria Geralda Gomes Aguiar ; Josicélia Dumêt Fernandes ; Rosana Maria de Oliveira Silva |
Resumo: A preceptoria é referida como apoio e supervisão das atividades dos estudantes
com os usuários no serviço e na comunidade. A inserção de estudantes na
unidade de saúde amplia as ações ofertadas no serviço e contribui na produção
de conhecimento. A enfermeira preceptora trabalha como mediadora do
aprendizagem e fornece orientação técnica aos profissionais e estudantes. O
Programa de Educação pelo trabalho para saúde (PET-Saúde) articula ensino,
serviço e comunidade, e fomenta grupos tutoriais. Este estudo objetivou
analisar as dificuldades das enfermeiras preceptoras do PET-Saúde. Estudo
qualitativo, exploratório. Participaram 11 enfermeiras preceptoras atuantes no
programa da Universidade Estadual de Feira de Santana. Critério de inclusão
foram preceptoras que haviam atuantes por no mínimo de dois anos. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas, após aprovação do Comitê de Ética em
Pesquisa. Análise feita pela Hermenêutica-Dialética. Dificuldades apontadas:
sobrecarga de trabalho, escassez de recursos materiais, falta de preparo
prévio para ser preceptora, estrutura das unidades de saúde inadequadas e
incompatibilidade de horário entre equipe e estudantes. A enfermeira vem
ampliando o seu espaço na área da saúde da família na conquista de autonomia e
visibilidade. Desse modo, ser enfermeira preceptora é um desafio que colabora
para qualificação profissional e defesa do Sistema Único de Saúde
Referências: Lima, PAB; Rozendo, CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface (Botucatu), v. 19, supl. 1, p. 779-791, dez. 2015. |