2727016 | Estudo Comparativo de dois Modelos de Escola de Coluna: Seus efeitos na dor, funcionalidade e qualidade de vida de indivíduos com dor lombar. | Autores: Ana Carolina Santos Ribas Ceruti |
Resumo: As doenças da coluna têm um forte impacto na sociedade, constituem um
importante problema de saúde pública e exibem proporções epidêmicas. A Escola
de Coluna é uma forma de tratamento que busca educar quanto ao funcionamento
do organismo e exercícios, visando à conscientização do indivíduo quanto à sua
doença e à mudança dos hábitos de vida. **Objetivo**: Comparar dois modelos de
Escola da Coluna e seus efeitos na dor, funcionalidade e qualidade de vida de
indivíduos com dor lombar. **Metodologia**: Após levantamento situacional das
Escolas existentes nas Unidades de Saúde do município de Curitiba foi proposto
um material didático teórico para uso dessas Escolas e realização do estudo.
Os dois grupos (com e sem material didático) foram comparados por meio dos
seguintes instrumentos: Escala Visual Analógica da Dor (EVA), Roland Morris
(funcionalidade) e do questionário de qualidade de vida (SF36), os quais foram
aplicados no primeiro e no último dia de intervenção da escola.
**Resultados**: Não houve significância estatística para a EVA, RM e para os 8
domínios do SF36 na comparação dos dois grupos, porém observamos melhora
significativa nos três instrumentos dentro de cada grupo. A melhora da dor foi
significativa no grupo sem material e a funcionalidade evoluiu nos dois
grupos. Não encontramos melhora nos domínios Aspectos Sociais e Saúde Mental
do SF36. **Conclusões**: A Escola de Coluna, é uma forma de tratamento que
diminui a dor e melhora a capacidade funcional e a qualidade de vida dos
indivíduos com dor lombar. **Implicações para a Enfermagem**: A proposta das
Escolas de Coluna engloba ações educativas, e considerando o profissional
Enfermeiro como protagonista nestas ações além de elo de ligação com a equipe
multidisciplinar, principalmente na Atenção Primária, reforçamos a importância
do envolvimento deste profissional neste processo, assim como da relevância
deste assunto na abordagem do cuidado.
Referências: 1. Devasahayam AJ, Lim CKS, Goh MR, You JPL, Pua PY. Delivering a Back School Programme with a Cognitive Behavioural Modification: A Randomised Pilot Trial on Patients with Chronic Non-specific Low Back Pain and Functional Disability. Proceedings of Singapore Healthcare▪ Volume. 2014;23(3):218.
2. Garcia AN, Gondo FLB, Costa RA, Cyrillo FN, Costa LOP. Effects of two physical therapy interventions in patients with chronic non-specific low back pain: feasibility of a randomized controlled trial. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2011;15:420-7.
3. Nogueira HC, Navega MT. Influência da escola de postura na qualidade de vida, capacidade funcional, intensidade de dor e flexibilidade de trabalhadores administrativos. Fisioter Pesq. 2011;18(4):353-8.
4. Noll M, Vieira A, Darski C, Candotti CT. Escolas posturais desenvolvidas no Brasil: revisão sobre os instrumentos de avaliação, as metodologias de intervenção e seus resultados. Revista Brasileira de Reumatologia. 2014;54(1):51-8.
5. van Middelkoop M, Rubinstein SM, Kuijpers T, Verhagen AP, Ostelo R, Koes BW, et al. A systematic review on the effectiveness of physical and rehabilitation interventions for chronic non-specific low back pain. European Spine Journal. 2011;20(1):19-39. |