E-Pôster
2632025 | AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PERIOPERTÁROIO: HISTÓRIA DAS CIRURGIAS | Autores: Julia Martins da Silva ; Juliana Balbinot Reis Girondi ; Ana Graziela Alvarez ; Lúcia Nazareth Amante |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** No ensino do cuidado perioperatório em enfermagem cada vez mais se tem utilizado metodologias ativas mediante espaço Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA)1,2. **OBJETIVO:** Relatar experiência sobre utilização de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da enfermagem perioperatória. **MÉTODO:** Relato de experiência de atividade _online_ para incitar reflexão dos estudantes de graduação em Enfermagem sobre a evolução das cirurgias. Para tal foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem _Moodle_. Os alunos assistiram dois trechos de filmes: “Quase Deuses” e “O físico”. A seguir, responderam questões sobre a evolução das cirurgias e a atuação da enfermagem no contexto perioperatório. Os alunos postaram suas respostas individualmente, em arquivo do tipo.doc ou .pdf, por meio da ferramenta ‘Atividade’. **RESULTADOS:** Participaram da atividade 27 alunos da quinta fase do curso de graduação em enfermagem da UFSC. Os estudantes evidenciaram a precariedade dos procedimentos cirúrgicos e a exposição do paciente que culminou em aumento das infecções e da mortalidade. O ambiente virtual de aprendizagem permitiu compartilhamento de materiais, execução de avaliações e aprendizado colaborativo. **CONCLUSÃO: **O _moodle_ permitiu aos estudantes acesso ao material didático e colaboração entre si através de fóruns. Os professores acompanharam e colaboraram no processo de ensino dos alunos, permitindo lhes protagonismo neste aprendizado. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** A utilização do _moodle _auxiliou o ensino e proporcionou reflexão aos educadores sobre suas práticas pedagógicas.
Referências: 1. Mozzaquatro MP, Medina DR. Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Revista Novas Tecnologias na Educação. 2008; 6(2).
2. Penna JTC, Oliveira ER, Barbosa GAR. Apreciação da Usabilidade do Moodle: Um Estudo de Caso no Contexto do Ensino Fundamental. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). 712-721. |