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2541783 | TECNOLOGIAS E JOGOS COM DIDÁTICA DIRECIONADA PARA IDOSOS | Autores: Elisa Monteiro Magalhães Bamberg ; Ana Carolina Siqueira de Cavalho ; Thaís de Medeiros Oliveira |
Resumo: INTRODUÇÃO: Os idosos estão vulneráveis a queixa subjetiva de perda da
memória, e dificuldade em adquirir novos aprendizados¹. **OBJETIVOS:**
analisar o conhecimento dos idosos sobre a tecnologia e desenvolver
intervenções para facilitar o seu manuseio. **MÉTODO:** estudo qualitativo,
descrito, com técnica de coleta, observação participante e o diário de campo.
Participantes: 20 idosos. O cenário de pesquisa foi no Espaço Avançado da
Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ. Participantes: 20 idosos.
**RESULTADOS:** Inicialmente, foi realizado uma avaliação sobre o conhecimento
dos idosos sobre a tecnologia, onde conseguiu-se encontrar as principais
dificuldades dos mesmos. Posteriormente, foram realizadas oficinas com jogos
didáticos, buscando estimular a memorização e assimilação de novas
informações. Durante as oficinas os idosos relatavam dificuldades com o uso do
celular, computadores e outros aparelhos tecnológicos utilizados em nosso dia
a dia. Utilizamos como material um celular confeccionado de forma a apresentar
didaticamente os aplicativos que eram de interesse dos participantes,
destacando-se o WHATTSAP, UBER e FACEBOOK. Além dessa dinâmica, confeccionamos
jogos de memória com enfoque em assuntos de tecnologias para os idosos
assimilarem melhor o assunto e estimular ao mesmo tempo sua memória.
**CONCLUSÃO: **Desta forma as oficinas tecnológicas para idosos tem tido
grande adesão e se demonstrado de grande eficiência, pois ensina-se numa
linguagem e referencial de fácil compreensão para eles. **Contribuições de
enfermagem:** A experiência deste estudo pode fundamentar a atuação de
profissionais que trabalham nesta área, frisando a necessidade e importância
de ações que respeitem as peculiaridades do desenvolvimento nessa fase da
vida.
Referências: 1. WERNECK, C. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000.
2. PIRES, L,L,A; Envelhecimento, tecnologias e juventude: caminhos percorridos por alunos de cursos de informática e seus avós; Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v.18; 2013. |