Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2541783

E-Pôster


2541783

TECNOLOGIAS E JOGOS COM DIDÁTICA DIRECIONADA PARA IDOSOS

Autores:
Elisa Monteiro Magalhães Bamberg ; Ana Carolina Siqueira de Cavalho ; Thaís de Medeiros Oliveira

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os idosos estão vulneráveis a queixa subjetiva de perda da memória, e dificuldade em adquirir novos aprendizados¹. **OBJETIVOS:** analisar o conhecimento dos idosos sobre a tecnologia e desenvolver intervenções para facilitar o seu manuseio. **MÉTODO:** estudo qualitativo, descrito, com técnica de coleta, observação participante e o diário de campo. Participantes: 20 idosos. O cenário de pesquisa foi no Espaço Avançado da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ. Participantes: 20 idosos. **RESULTADOS:** Inicialmente, foi realizado uma avaliação sobre o conhecimento dos idosos sobre a tecnologia, onde conseguiu-se encontrar as principais dificuldades dos mesmos. Posteriormente, foram realizadas oficinas com jogos didáticos, buscando estimular a memorização e assimilação de novas informações. Durante as oficinas os idosos relatavam dificuldades com o uso do celular, computadores e outros aparelhos tecnológicos utilizados em nosso dia a dia. Utilizamos como material um celular confeccionado de forma a apresentar didaticamente os aplicativos que eram de interesse dos participantes, destacando-se o WHATTSAP, UBER e FACEBOOK. Além dessa dinâmica, confeccionamos jogos de memória com enfoque em assuntos de tecnologias para os idosos assimilarem melhor o assunto e estimular ao mesmo tempo sua memória. **CONCLUSÃO: **Desta forma as oficinas tecnológicas para idosos tem tido grande adesão e se demonstrado de grande eficiência, pois ensina-se numa linguagem e referencial de fácil compreensão para eles. **Contribuições de enfermagem:** A experiência deste estudo pode fundamentar a atuação de profissionais que trabalham nesta área, frisando a necessidade e importância de ações que respeitem as peculiaridades do desenvolvimento nessa fase da vida.


Referências:
1. WERNECK, C. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000. 2. PIRES, L,L,A; Envelhecimento, tecnologias e juventude: caminhos percorridos por alunos de cursos de informática e seus avós; Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v.18; 2013.