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2504378 | Preceptoria e formação da identidade profissional nos Programas de Residência em Enfermagem | Autores: Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo ; Maria Helena Braga |
Resumo: Introdução: A preceptoria nos Programas de Residência em Enfermagem é uma
atividade docente/assistencial fundamental no processo de formação dos
residentes, que se desenvolve em uma articulação com os profissionais de
saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse processo, os
preceptores contribuem para a formação da identidade dos residentes na
construção de novos saberes/fazeres nos campos de prática. Objetivos:
Descrever e analisar as ações dos preceptores que contribuíram para a formação
da identidade profissional dos residentes. Métodos: Estudo descrito,
histórico-social, em um hospital de ensino, tendo como colaboradores gestores,
docentes, preceptores, profissionais de saúde e residentes dos Programas de
Residência em Enfermagem, de 2000 a 2015, com referencial teórico de Claude
Dubar e análise de conteúdo. Resultados: Resultados preliminares indicam que o
conhecimento acerca da temática conduziu a vários questionamentos e reflexão
em torno da atuação dos preceptores e sua contribuição nos Programas de
Residência. Infere-se que o despertar da consciência, o auto-conhecimento e a
reflexão imputada aos residentes viabilizem a construção da identidade
profissional de enfermagem. Conclusão: A preceptoria se estrutura colocando
teoria em prática, com competência cognitiva e relacional, continuamente para
os residentes desenvolverem sua identidade. Contribuições para a enfermagem:
Estudos sobre a identidade profissional são alicerces para o reconhecimento da
Enfermagem como ciência e profissão no campo da Saúde.
Referências: 1 Brant V. Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora. UFJF. 2011. http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/991/210 02-07-18 Revista Cubana de Enfermería Vol. 32, Núm. 4 (2016). 2 Peixoto LS, Tavares CMM, Queiroz PP. research about the knowledge and teaching practice of the preceptor: a test pilot. J Nurs UFPE on line., 2014;8(7):2038-46; 3 Dubar, C. (2005). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. (3 ed.). São Paulo: Livraria Martins Fontes. Disponível em https://pt.scribd.com/doc/218260622/LIVRO-Claude-Dubar-Socializacao; 4 Peixoto LS, Tavares CMM, Daher DV. A relação interpessoal preceptor-educando sob o olhar de Maurice Tardif: reflexão teórica. Cogitare Enferm. 2014;19(3):612-6; 5 |