Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2473348

E-Pôster


2473348

DIALOGANDO COM FREIRE NO CIRCULO DE CULTURA PARA UM PROCESSO DE CUIDAR A PARTIR DAS NECESSIDADE

Autores:
Elivan da Silva Alencar ; Felipe Ferreira Mendes da Silva ; Daizy Abreu Soares ; Deyze Abreu Soares ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Círculo de Cultura representa um espaço dinâmico, de caráter dialógico de aprendizagem e de troca mútua de conhecimentos, fundamentado na pedagogia libertadora e problematizadora de Paulo Freire onde todos que o integram participam, dialogam, leem, escrevem, discutem e constroem o mundo em que vivem1. OBJETIVO: Relatar a experiência do círculo de cultura para construção de um consenso sobre necessidades de saúde dos usuários para um processo de cuidar como intervenção à realidade. METODOLOGIA: Trata-se de uma atividade acadêmica vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem do 7° período da Universidade Federal do Maranhão, no componente modular gerenciamento de enfermagem na atenção básica a partir da implementação do círculo de cultura de Paulo Freire. A atividade foi dividida em três momentos:  investigação temática, codificação e decodificação, desvelamento crítico. RESULTADOS: Formação da Roda de Conversa; Contextualização histórica sobre Paulo Freire; Construção de mapa conceitual; Resolução da Situação problema. Aproximação dos participantes ao tema, descoberta do universo vocabular, palavras ou temas extraídos do cotidiano dos alunos, busca de significados dos temas geradores, contextualização e ampliação do conhecimento sobre o tema das necessidades com tomada de consciência para um consenso com análise crítica, com discussão temática demonstrando as necessidades de saúde, como pressuposto para se pensar em um processo de cuidado resolutivo. CONCLUSÕES: Possibilitou ação- reflexão-ação na tomada de consciência coletiva sobre a temática e sua relevância para o processo de cuidar. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A experiência da concepção teórica Freireana como estratégia para o ensino dos conteúdos no processo de formação favorece uma aprendizagem significativa, que toma de sentido os conceitos que nortearão o fazer do enfermeiro.


Referências:
FREIRE P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005