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2466894 | BURNOUT ENTRE DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM DA REGIÃO SUL DO BRASIL | Autores: Maria José Quina Galdino ; Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad ; Rafaely da Silva Batista ; Laio Preslis Brando Matos de Almeida ; Luiza Ferreira Rigonatti Silva |
Resumo: **Introdução:** _Burnout_ manifesta-se por sentimentos de exaustão, frustração e falta de realização profissional(1). Os docentes encontram-se predispostos a desenvolvê-lo, por desempenharem diversas funções laborais somadas aos complexos relacionamentos interpessoais no trabalho(2). Contudo, a prevalência de _burnout_ entre os docentes de nível _stricto sensu_ são incipientes, assim, faz-se necessário investiga-lo. **Objetivo: **Investigar a prevalência de _burnout_ entre docentes de pós-graduação _stricto sensu_ em enfermagem da Região Sul do Brasil.** Métodos**: Pesquisa transversal realizada com 72 docentes de mestrado e doutorado em enfermagem da Região Sul do Brasil, no período de julho a agosto de 2018. O _burnout_ foi verificado pelo _Maslach Burnout Inventory, _por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e eficácia profissional, cuja combinação resulta em cinco perfis latentes: engajado, desengajado, ineficaz, esgotado e burnout(1). O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 79006017.0.0000.5231). **Resultados:** A maioria era do sexo feminino (84,7%) e idade média de 48,4 anos (DP=11 anos). Em relação aos perfis latentes, 27,8% classificaram-se como engajados, 8,3% esgotados, 9,8% desengajados, 13,9% ineficazes e 31,9% com indicativo de _burnout_. 8,3% não se enquadraram nos perfis descritos, por apresentar simultaneamente altas exaustão emocional e despersonalização, assim, foram considerados com predispostos a síndrome. **Conclusões: **Torna-se importante que sejam criadas ações com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar desses profissionais, a fim de se construir um ambiente de trabalho saudável.
Referências: 1. Leiter MP, Maslach C. Latent burnout profiles: A new approach to understanding the burnout experience. Burnout Res [Internet]. 2016 [cited 2018 Ago 10];3(4):89-100. Available from: https://doi.org/10.1016/j.burn.2016.09.001
2. Borges RSS, Lauxen IAG. Burnout e fatores associados em docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Saúde em Redes [Internet]. 2016 [cited 2018 Ago 10];2(1):97-116. Available from: http://dx.doi.org/10.18310%2F2446-4813.2016v2n1p97-116 |