Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2464727

E-Pôster


2464727

O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O TREINAMENTO DE CRIANÇAS NO RECONHECIMENTO E ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ana Lygia Pires Melaragno ; Vinicius Soares Guilherme ; Ariadne da Silva Fonseca ; Fabiana dos Reis ; Karen Regina Amato Samos

Resumo:
**Introdução:** A parada cardiorrespiratória (PCR) pode ser definida como uma condição súbita, que causa a interrupção das atividades respiratórias e cardíacas. O reconhecimento precoce da vítima em PCR, o acionamento da equipe de emergência e o inicio imediato das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) favorecem o prognóstico do paciente. Dessa forma, o ensino de primeiros socorros para crianças, atua como facilitador do desenvolvimento de adultos mais preparados para o atendimento de emergências em ambientes extra hospitalares. **Descrição:** Relato de experiência de uma ação educativa desenvolvida em uma unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) em conjunto com um hospital geral privado de grande porte ambos situados no município de São Paulo. **Discussão: **A ação contou com a participação de equipe multiprofissional que definiu o fluxo a ser realizado para o atendimento a PCR. Participaram da ação 124 crianças com idade variando de 7 a 11 anos, que foram divididas em dois grupos. Inicialmente foi colocada uma pergunta para cada grupo, para verificar se havia algum conhecimento prévio do tema. Após a verificação do conhecimento dos grupos acerca de PCR e de RCP foi realizada de forma lúdica a explanação sobre a PCR e a RCP e o fluxo a ser seguido, com o uso de bexigas e gincanas. Os grupos foram direcionados a manusear os simuladores de baixa fidelidade com a intenção de ajuda-los na fixação do conteúdo e a seguir o fluxo proposto para o atendimento, bem como as manobras necessárias para a RCP. Cem por cento da população participante reconheceu a PCR na estratégia desenvolvida e manusearam de forma correta os simuladores, e também souberam aplicar de forma correta o fluxo determinado para o atendimento da PCR. **Conclusão:** A abordagem da PCR para crianças em idade escolar é relevante, contribuindo para a troca de experiências, conscientização e construção de novos conhecimentos.


Referências:
LUZIA, M. F.; LUCENA, A. F. Parada cardiorrespiratória do paciente adulto no âmbito intrahospitalar: subsídios para a enfermagem. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 328- 337, 2009. BERDOWSKI, J.; BEEKHUIS, F.; ZWINDERMAN, A. H.; TIJSSEN, J. G.; KOSTER, R. W. Importance of the first link: description and recognition of an out-of hospital cardiac arrest in an emergency call. Circulation, Dallas, v. 119, n. 15, p. 2096-2102, 2009. LIRA, A. C. M.; MACHADO, A. F. M.; FASSINI, C. C. S. O. Professores e crianças no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e expectativas. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 11, n. 2, p. 152-160, 2011. IERVOLINO, A. S.; PELICIONI, M. C. F. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 99-110, 2005.