E-Pôster
2428245 | SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM GRANDE QUEIMADO: UM ESTUDO DE CASO | Autores: Fernando Lobão Camelo Silva ; Paulo Victor Amorim Silva ; Jackeline de Oliveira Castro ; Mônica Oliveira Silva Barbosa ; Vanessa de Sousa Silva |
Resumo: **Introdução:** As lesões por queimaduras podem ser classificadas de acordo com sua profundidade, desde um grau superficial, quanto ao acometimento da pele, até a espessura total, que pode incluir o tecido adiposo, fáscia, osso ou músculo (1). A assistência de enfermagem ao grande queimado, precisa ser implementada de modo contínuo e eficaz, visando a recuperação biopsicossocial do indivíduo acometido. **Objetivos: **Implementar a Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) fundamentada na Teoria Holística de Myra Estrin Levine em grande queimado. **Metodologia: **Estudo descritivo do tipo estudo de caso, com a implementação da SAE associada à Teoria Holística de Myra Estrin Levine. O presente estudo foi realizado na Unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de Imperatriz, através de entrevista direta ao paciente, exame físico, consulta ao prontuário e buscas científicas acerca da patologia. Para estipular diagnósticos e intervenções de enfermagem foi utilizada as literaturas NANDA (2) e NIC (3).** Resultados: **A implementação da SAE associada à Teoria Holística aplicadas ao paciente com grande queimado é de fundamental importância e significativa para redução das taxas de morbimortalidade. Dentre os agravos, podemos afirmar que a monitorização hemodinâmica e o controle de sepsemia é fator crucial para um bom prognóstico. Além disso, podemos afirma que o apoio psicológico é um pilar primordial para o processo de reabilitação, prevenindo um novo conjunto de desafios. A prática da enfermagem holística trouxe benefícios para a equipe multiprofissional, quanto, principalmente, ao paciente **Conclusão:** É notória a necessidade da assistência contínua no processo de reabilitação do paciente com grande queimado. A identificação de particularidades de cada caso faz-se com que a equipe de enfermagem esteja capacitada para atuar no processo de sistematização qualificada. **Contribuições para a enfermagem: **Este trabalho implicou no aprimoramento do conhecimento acerca da patologia, busca científica, implementação e humanização da assistência de enfermagem.
Referências: (1) BRUNNER; SUDDARTH. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 4046 p.
(2) NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação (2015-2017). Porto Alegre: Artmed, 20015.
(3) BULECHEK, G. M. et al. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. |