Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2313496

E-Pôster


2313496

EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA SÍFILIS CONGÊNITA

Autores:
Anna Larissa Moraes Mesquita ; Maria Socorro Carneiro Linhares ; Verena Emmanuelle Soares Ferreira ; David Gomes Araújo Júnior

Resumo:
**Introdução:** A sífilis congênita é considerada um indicador da qualidade da assistência pré-natal. **Objetivo:** Avaliar o processo de trabalho dos enfermeiros na assistência pré-natal com ênfase na prevenção da sífilis congênita. **Metodologia:** Trata-se de um estudo avaliativo¹ com abordagem qualitativa. O cenário foi uma Região de Saúde do Ceará, para a amostra selecionou-se seis municípios. Participaram 59 enfermeiros e a coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2016 a setembro de 2017. Foi aplicado um questionário indagando sobre como os profissionais avaliavam a assistência pré-natal prestada a gestante com sífilis no município. Para análise dos dados utilizou-se o referencial do Discurso do Sujeito Coletivo2. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética em pesquisa com protocolo Nº 1.633.568.  **Resultados:** Emergiram discursos dicotômicos: Educação Permanente(EP) como orientadora da assistência e a sua falta para a atualização dos profissionais. No primeiro os profissionais receberam EP e expressaram sua relevância para a assistência e os municípios que não ofereceram EP, os profissionais sentiram dificuldade na condução dos casos de sífilis em gestante por falta de atualização. **Conclusões:** Os resultados são misteres para subsidiar intervenções de gestores nos municípios da região de saúde. **Contribuições para a Enfermagem**: O estudo evidenciou a EP como fator fulcral para assistência e contribui tanto para enfermeiros que desenvolvem cargos de gestão, quanto aos que realizam pré-natal. Assim os gestores podem promover EP sobre a prevenção da sífilis congênita e os pré-natalistas basear sua assistência nas atualizações.


Referências:
1. Donabedian A. La qualitá dell’ assistenza sanitária. Roma: Nuova Italia Scientifica; 1989. 2. Lefevre F, Lefevre A C, Teixeira JJV. O Discurso do Sujeito Coletivo: Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Edus; 2005.