2308947 | Ações do enfermeiro sobre questões de saneamento e saúde: estudo de percepção de estudantes de enfermagem | Autores: Mayara Anne de Freitas Baptista ; Naiély França dos Santos ; Marcela de Abreu Moniz ; Mayara Pacheco da Conceição Bastos ; Gisele de Lima Neves |
Resumo: **Introdução:** O campo da saúde ambiental representa uma área de atenção e de cuidado primário em saúde. A expansão da atuação do enfermeiro na área da educação ambiental em todos os níveis de ensino e de assistência à saúde tem se consolidado nas últimas décadas, tornando-se um importante instrumento de trabalho frente aos problemas socioambientais contemporâneos e seus impactos à saúde¹. **Objetivo:** Este trabalho tem por objetivo identificar a percepção de graduandos de enfermagem sobre as ações do enfermeiro em relação às questões de saúde, meio ambiente e saneamento. **Métodos: **Estudo qualitativo, participativo, com 23 graduandos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense do campus Rio das Ostras, em setembro de 2017 e março de 2018. Tal estudo foi conduzido com o emprego da técnica worldcafé e da análise de dados. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense sob o parecer número 1.934.809 em Fevereiro de 2017. **Resultados:** Os resultados sugerem que os graduandos identificaram o saneamento básico inadequado como fator desencadeante de doenças transmissíveis e não transmissíveis, contudo apresentavam conhecimento insuficiente sobre a relação saneamento- saúde. Poucos participantes mencionaram o risco de doenças crônicas não infecciosas como consequência da exposição aos agrotóxicos e metais pesados. Não foi citado o risco de intoxicações agudas e câncer. Os participantes, não relacionaram as enchentes ao risco de doenças. Tais participantes perceberam que o desinteresse político nesse setor produz impactos negativos à saúde. **Considerações finais: **A percepção inadequada dos graduandos sobre a relação saneamento-saúde revela uma formação dedicada ao modelo biomédico. Metodologias problematizadoras fomentam a reflexão sobre a necessidade de conhecimento nas questões socioambientais para a promoção da saúde.
Referências: 1. Moniz MA. Práticas comunicativas socioambientais. Eduff, 2017. |