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2169431 | A PROTAGONIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM INTERFACE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENFERMEIRO. | Autores: Vitoria Souza Dias ; Marilda Andrade ; Patrícia da Silva Reis ; Adriana Guedes da Silva ; Laressa Correa Gonçalves |
Resumo: Atividades desenvolvidas em ações sociais na área da saúde permitem que
indivíduos tornem-se protagonistas no seu processo de viver saudável. Sendo
assim, o enfermeiro deve praticar o ensinamento de Paulo Freire: “ensinar não
é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção”¹. Com isso, entende-se que educação em saúde
possibilita que o indivíduo gerencie as informações, se sensibilize e tome
providencias tendo em vista a sua qualidade de vida². O estudo tem como
objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem frente a
implementação da educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo
relato de experiência de uma ação realizada por acadêmicos do nono período do
curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada, situada em um
município da metropolitana I. Tendo como público alvo moradores da região
local. As ações foram benéficas para atender as necessidades da comunidade,
conhecendo suas realidades, fazendo junção da teoria com a prática,
ultrapassando o limite da sala de aula, e dessa forma gerando promoção e
proteção à saúde do indivíduo em suas diferentes dimensões. Conclui-se que o
enfermeiro assume um papel cada vez mais ativo e decisivo no que se refere a
identificação das necessidades de cuidado da população. Dessa forma, através
das práticas sociais é possível desenvolver um ensino responsável, integrando
saberes na formação do enfermeiro.
Referências: 1. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2004.
2. Silva JLL. Educação em saúde e promoção da saúde: A caminhada dupla para a qualidade de vida do cliente. Enfermagem em promoção da saúde. 2006: 1(1): 03. |